Conteúdos

• Estratégias de leitura: compreensão de texto;
• Textos memorizados;
• Alfabetização.

Objetivos

• Ler e escrever textos conhecidos de memória, ajustando o oral ao escrito;

• Localizar informações em textos;

• Antecipar conteúdos de textos a serem lidos;

• Ler reconhecendo globalmente as palavras;

• Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita.

1ª Etapa: Atividade de leitura - Apresentar a música

Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”.



– Projetar o clipe da música “A dona aranha”, link 4, cantar junto e repetir, depois projetar a letra da música. 



– O professor deve ler o título do texto e antecipar o conteúdo do texto levantando conhecimentos prévios dos alunos a partir do título. 



Fazer a leitura apontada do texto (o clipe possibilita fazer isso seguindo a animação da legenda).



– Questionar se os alunos reconhecem o texto:  “É uma história?  É uma música?  Por quê? 



– Conversar com o grupo sobre o gênero textual Música destacando suas características.



–  Perguntar se conhecem alguma palavra que tem no texto: Quais? Onde está escrito?  Onde começa?

2ª Etapa: Compreensão da leitura - Atividades no computador, desenvolvidas com o Hot Potatoes

Levar aos alunos ao Laboratório de Informática para realizarem as atividades de compreensão de leitura e de escrita, previamente desenvolvidas com o Hot Potatoes (vide exemplos abaixo).



a. Caça-palavras (JCross)







b. Texto Lacunado (JCloze)







c. Questões de múltipla escolha (JQuiz)













3ª Etapa: Relacionar texto e imagem através de registro pictórico – Produção de um Vídeo Clipe pela turma.

Proponha aos alunos que façam novas ilustrações para a música, para que juntos produzam um novo clipe. Forme duplas produtivas e distribua trechos da música para que ilustrem conforme a parte que receberam.



Utilizar um scanner para digitalizar as ilustrações dos alunos. 



Utilizando uma ferramenta de apresentação como o Power Point, insira as imagens produzidas pelos alunos, os trechos referentes e a música para a produção do clipe. 

4ª Etapa: Concluindo

Faça uma nova apresentação do clipe aos alunos. 



Sugestão: o clipe pode ser disponibilizado na internet e o link compartilhado com os pais. 

Materiais Relacionados

1 – Vídeos da TV Escola para orientar os professores sobre alfabetização e letramento através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa;

2- Material / Guia Referencial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa;

3- Material do Programa de Formação Continuada de Professores Pró Letramento;

4- Clipe da música “A Dona Aranha” com legenda (versão de A Galinha Pintadinha);

5- Letra da música “A Dona Aranha” (versão de A Galinha Pintadinha);

6- Hot Potatoes, download disponível aqui.

Arquivos anexados

  1. Alfabetizar com música

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.