Conteúdos
• Estratégias de leitura: compreensão de texto;
• Textos memorizados;
• Alfabetização.
Objetivos
• Ler e escrever textos conhecidos de memória, ajustando o oral ao escrito;
• Localizar informações em textos;
• Antecipar conteúdos de textos a serem lidos;
• Ler reconhecendo globalmente as palavras;
• Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita.
1ª Etapa: Atividade de leitura - Apresentar a música
Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”.
– Projetar o clipe da música “A dona aranha”, link 4, cantar junto e repetir, depois projetar a letra da música.
– O professor deve ler o título do texto e antecipar o conteúdo do texto levantando conhecimentos prévios dos alunos a partir do título.
Fazer a leitura apontada do texto (o clipe possibilita fazer isso seguindo a animação da legenda).
– Questionar se os alunos reconhecem o texto: “É uma história? É uma música? Por quê?
– Conversar com o grupo sobre o gênero textual Música destacando suas características.
– Perguntar se conhecem alguma palavra que tem no texto: Quais? Onde está escrito? Onde começa?
2ª Etapa: Compreensão da leitura - Atividades no computador, desenvolvidas com o Hot Potatoes
Levar aos alunos ao Laboratório de Informática para realizarem as atividades de compreensão de leitura e de escrita, previamente desenvolvidas com o Hot Potatoes (vide exemplos abaixo).
a. Caça-palavras (JCross)
b. Texto Lacunado (JCloze)
c. Questões de múltipla escolha (JQuiz)
3ª Etapa: Relacionar texto e imagem através de registro pictórico – Produção de um Vídeo Clipe pela turma.
Proponha aos alunos que façam novas ilustrações para a música, para que juntos produzam um novo clipe. Forme duplas produtivas e distribua trechos da música para que ilustrem conforme a parte que receberam.
Utilizar um scanner para digitalizar as ilustrações dos alunos.
Utilizando uma ferramenta de apresentação como o Power Point, insira as imagens produzidas pelos alunos, os trechos referentes e a música para a produção do clipe.
4ª Etapa: Concluindo
Faça uma nova apresentação do clipe aos alunos.
Sugestão: o clipe pode ser disponibilizado na internet e o link compartilhado com os pais.
Materiais Relacionados
1 – Vídeos da TV Escola para orientar os professores sobre alfabetização e letramento através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa;
2- Material / Guia Referencial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa;
3- Material do Programa de Formação Continuada de Professores Pró Letramento;
4- Clipe da música “A Dona Aranha” com legenda (versão de A Galinha Pintadinha);
5- Letra da música “A Dona Aranha” (versão de A Galinha Pintadinha);
6- Hot Potatoes, download disponível aqui.