Conteúdos

– Acentuação no Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Objetivos

– Conhecer a nova regra de acentuação gráfica
– Testar o conhecimento por meio de um jogo
– Praticar o trabalho em grupo

1ª Etapa: Início de Conversa

Essa é uma aula na qual os alunos irão trabalhar com exercícios de fixação e, ao final, irão elaborar um quiz com perguntas e respostas. O objetivo é apresentar as mudanças na acentuação gráfica da língua portuguesa. O jogo será utilizado como ferramenta didática para melhor assimilação do conteúdo.

O ensino da gramática pode ser um desafio para muitos (as) professores (as), as aulas costumam ser expositivas, pois trata-se de regras de ordem gramatical. Pensando nisso, é importante buscar medidas lúdicas para que o conteúdo não seja transmitido de forma automática e, muitas vezes, maçante.

Abaixo, expomos resumidamente a nova regra de acentuação ortográfica, retirada do site Info Escola (conferir seção “Materiais Relacionados”):

1. Acentuam-se as oxítonas terminadas em “A”, “E”, “O”, “ÊM”, “ÉM”, “ÉNS”, seguidas ou não de “S”, inclusive as formas verbais quando seguidas de “LO(s)” ou “LA(s)”. Também recebem acento as oxítonas terminadas em ditongos abertos, como “ÉI”, “ÉU”, “ÓI”, seguidos ou não de “S”.

Só não acentuamos oxítonas terminadas em “I” ou “U”, a não ser que seja um hiato. Por exemplo: as palavras “baú”, “aí”, “Esaú” e “atraí-lo” são acentuadas porque as vogais “i” e “u” estão tônicas nestas palavras.

2. Acentuamos as palavras paroxítonas quando terminadas em:

L – afável, fácil, cônsul, desejável, ágil, incrível.

N – pólen, abdômen, sêmen.

R – câncer, caráter, néctar, repórter.

X – tórax, látex, ônix, fênix.

PS – fórceps, Quéops, bíceps.

Ã(S) – ímã, órfãs, ímãs, Bálcãs.

ÃO(S) – órgão, bênção, sótão, órfão.

I(S) – júri, táxi, lápis, grátis, oásis, miosótis.

ON(S) – náilon, próton, elétrons, cânon.

UM(S) – álbum, fórum, médium, álbuns.

US – ânus, bônus, vírus, Vênus.

Também acentuamos as paroxítonas terminadas em ditongos crescentes (semivogal + vogal): névoa, infância, tênue, calvície, série, polícia, residência, férias, lírio.

3. Todas as proparoxítonas são acentuadas.

Ex. México, música, mágico, lâmpada, pálido, sândalo, crisântemo, público, pároco, proparoxítona.

Quanto à classificação dos encontros vocálicos

4. Acentuamos as vogais “I” e “U” dos hiatos, quando:

– Formarem sílabas sozinhos ou com “S”

Ex. Ju-í-zo, Lu-ís, ca-fe-í-na, ra-í-zes, sa-í-da, e-go-ís-ta.

Importante:

Por que não acentuamos “ba-i-nha”, “fei-u-ra”, “ru-im”, “ca-ir”, “Ra-ul”, se todos são “i” e “u” tônicas, portanto hiatos?

Porque o “i” tônico de “bainha” vem seguido de NH. O “u” e o “i” tônicos de “ruim”, “cair” e “Raul” formam sílabas com “m”, “r” e “l”, respectivamente. Essas consoantes já “soam forte” por natureza, tornando naturalmente a sílaba “tônica”, sem precisar de acento que reforce isso.

2ª Etapa: Metodologia

O (A) professor (a) poderá questionar os estudantes quanto ao que sabem sobre as mudanças de acentuação no Novo Acordo Ortográfico. Feito isso, irá expor a regra de acentuação (consultar guia na seção “Materiais Relacionados”). O conteúdo ficará no quadro até o fim da aula, para eventuais consultas.

O (A) professor (a) irá distribuir uma lista de exercícios aos estudantes, que poderão juntar-se em duplas para resolverem as questões. Abaixo, algumas perguntas retiradas do blog citado na seção “Materiais Relacionados”:

1 – Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados por serem oxítonos:

a) paletó, avô, pajé, café, jiló
b) parabéns, vêm, hífen, saí, oásis
c) você, capilé, Paraná, lápis, régua
d) amém, amável, filó, porém, além
e) caí, aí, ímã, ipê, abricó

2 – Aponte a opção em que as duas palavras são acentuadas devido à mesma regra:

a) saí – dói
b) relógio – própria
c) só – sóis
d) dá – custará
e) até – pé

3 – Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam acentuadas corretamente:

a) Quero por um ponto final nessa polémica.
b) Com desconfiança, apos sua rúbrica em todos os documentos.
c) Preferem maçã à pera.
d) Lavou o pelô do animal com sabão comum.
e) Como bom contador, ele gosta de boêmia.

4 – A alternativa que apresenta erro quanto à acentuação em um dos vocábulos é:

a) lápis – júri
b) bônus – hífen
c) ânsia – série
d) raízes – amável
e) Anhangabaú – bambú

5 – Assinale a única alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente:

a) bonus, tenis, aquele, virus
b) repolho, cavalo, onix, grau
c) juiz, saudade, assim, flores
d) levedo, caracter, condor, ontem
e) caju, virus, niquel, ecloga

6 – Assinale a alternativa em que pelo menos um vocábulo não seja acentuado:

a) voo, orfão, taxi, balaustre
b) itens, parabens, alguem, tambem
c) textil, amago, cortex, roi
d) papeis, onix, bau, ambar
e) hifen, cipos, leem, pe

7 – Assinale a alternativa em que nenhuma palavra deve receber acento gráfico:

a) o governo, o juri, a garoa
b) preto, fossil, seres
c) itens, polens, erros
d) item, polen, cedo
e) n.d.a

8- Todas as palavras abaixo obedecem à mesma regra de acentuação, exceto:

a) já
b) nós
c) pés
d) dói 
e) há

3ª Etapa: Proposta de atividade - Criação do quiz

A turma irá se dividir em quatro grupos, o jogo acontecerá em duas rodadas. Antes de começar, o (a) professor (a) irá pedir aos grupos que desenvolvam até cinco perguntas com respostas sobre o conteúdo estudado, seguindo a mesma ideia dos exercícios já feitos em sala. Os grupos deverão anotar as perguntas e respostas em uma folha.

Serão dois grupos por vez, grupo 1 e 2, e grupo 3 e 4. Cada grupo terá que escolher um representante para responder às perguntas do grupo adversário. Feito isso, grupo 1 solta a primeira pergunta, grupo 2 terá um minuto para dar a resposta correta, caso isso não ocorra, o ponto irá para o grupo 1.

O (A) professor (a) irá cronometrar o tempo. Depois, o grupo 2 fará a pergunta e segue a mesma regra de tempo e ponto. Assim que os quatro grupos tiverem feito todas as perguntas, será a hora de contabilizar os pontos e apontar os erros cometidos pelos grupos. O (A) professor (a) é quem intermediará o jogo e as justificativas finais.

Materiais Relacionados

1 – O guia servirá como base para o (a) professor (a) desenvolver a aula
2 – No blog, há uma boa seleção de exercícios de fixação

Arquivos anexados

  1. Plano de Aula – Acordo ortográfico – acentuação
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Rosangela Fernandes
Rosangela Fernandes
3 anos atrás

Super amei

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