Conteúdos

Cores;
Releitura de obra de arte;
Contação de histórias;
Concentração leitura de imagens;

Objetivos

• Conhecer e identificar as cores, fazendo comparações significativas com o seu meio;
• Reconhecer as cores primárias e secundárias;
• Desenvolver a percepção visual;
• Produzir desenhos, pinturas, modelagens, recortes, dobraduras e colagens;
• Experimentar a mistura de cores e as utilizar em seus desenhos;
• Conhecer a obra do pintor Romero Brito e a produção da escritora Ruth Rocha;

Veja também

Educação artística: veja 10 planos de aula para encantar os estudantes

1ª Etapa: Apresentação do tema a ser trabalhado

Professor, você encontra este plano para download na aba “Material de apoio”. Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”

Este plano de aula tem a intenção de propor às crianças que conheçam e explorem, de forma variada, as diferentes cores, despertando o interesse dos pequenos para esse mundo colorido, descobrindo um mundo novo, e nele se movimentarem e criarem novas formas,  utilizando a criatividade.

Segundo Elizabeth Newbery (2009, p.8), “a cor é um elemento vital em nosso dia a dia. Ela nos ajuda a demonstrar quem somos e como nos sentimos. Atrai nossa atenção e fornece informações, desempenhando um papel importante na natureza”. A presença das cores dá (ou desperta) alegria a nossa vida, servindo de inspiração em nossas tarefas diárias.  Por meio dela apreciamos o colorido das belas paisagens e expressamos nossos sentimentos e emoções interagindo com o ambiente em que vivemos. As crianças são sempre atraídas por objetos coloridos, os quais despertam muita curiosidade. Esta sequência pretende propiciar à criança a visualização, a exploração, o contato e  o manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando aos pequenos identificá-los em todos os ambientes em que vivem. Também trabalharemos sobre a classificação e reconhecimento das cores primárias (vermelho, amarelo e azul), explorando a criatividade utilizando diferentes jogos, brincadeiras e materiais, sempre aproveitando o que a criança já sabe, e a partir daí, encaminhando novas aprendizagens.

Inicie a atividade em roda,  conversando sobre as cores presentes em nosso dia a dia. Apresente o vídeo Canção das cores, cujo link está no link 1 (aba Para organizar o seu trabalho e saber mais).

Após a visualização do vídeo, proponha a Dinâmica da caixinha dos objetos: dentro da caixinha haverá alguns objetos utilizados na sala de aula como um lápis de cor, uma borracha, uma caneta, um apontador, um pincel, etc.. A criança terá que descobrir pelo toque o nome do objeto e tentar adivinhar que cor esse objeto tem.  Se acertar receberá uma estrela feita pela professora com a cor descrita no objeto.

Esta atividade poderá ser estendida para casa: Cada criança levará para casa a “caixa surpresa” e deverá escolher um objeto de sua cor predileta para levar a escola para que seus colegas descubram.

2ª Etapa: Linguagem oral

Retomando o vídeo, proponha às crianças um questionamento sobre as cores visualizadas no vídeo, buscando relacionar com objetos encontrados na sala:

A professora poderá fazer as seguintes perguntas: – Que cor tem o nosso tapete? – Onde podemos encontrar a cor azul? – Que cor tem as mesas da sala? – Qual é a cor de sua pele? Dos seus cabelos? Dos olhos?

Convide as crianças a produzir coletivamente um livro sobre as cores primárias. Cada página será destinada para uma cor diferente. As crianças irão ilustrar por meio de  pintura, colagem de imagens e diferentes materiais e criação desenhos que utilizem apresentem a cor escolhida.

3ª Etapa: Artes visuais

Apresente aos alunos uma obra do artista brasileiro Romero Brito. O link 4, da aba “Para organizar o seu trabalho e saber mais” traz sugestões de imagens e também dados do artista para serem partilhados com as crianças. Prepare antecipadamente cópias de algumas obras do pintor, para apresentar na roda.

Na sequência, apresente o vídeo indicado no link 5. Após a apresentação do vídeo, converse com elas sobre o que viram, do que gostaram e, apresentando as imagens para observar cada detalhe, as cores vibrantes e identificar a sua técnica de trabalho. Procure conversar sobre as características do pintor: as cores, os temas, os traços, etc.

4ª Etapa: Artes plásticas

Proponha que cada criança produza uma pintura a partir da observação de uma das obras do pintor. Para isso, organize na sala um mural ou uma pasta com as imagens. Em cada aula disponibilize materiais diferentes e proponha técnicas diversas: pintura, desenho, etc. Ao final do processo organize uma exposição na escola.

5ª Etapa: Linguagem oral e escrita

Leia para os alunos a obra de Ruth Rocha, “Bom Dia todas as cores”. Você também pode apresentar o vídeo da contação desta história, use o Link 3, indicado.

Converse com os alunos sobre as cores, as mudanças, as preferências de cada criança e sobre a dificuldade de agradar a todos.

As preferências dos alunos podem ser o ponto de partida para a elaboração de um gráfico das cores evidenciando as “preferências da turma”.

Na sequência organize a dramatização da história.  Dependendo da idade das crianças e do tempo de que dispõe, você poderá integrar atividades de confecção de figurinos / camisetas com diferentes para a dramatização desta história para outras classes.

Atualizado em 16/04/2021, às 17h30

Materiais Relacionados

1. Vídeo sobre as cores primárias.

2. Música “Aquarela” de Toquinho.

3. A história “Bom dia todas as cores” de Ruth Rocha.

4. Vida e obra de Romero Brito http://bit.ly/1CVZWabhttp://bit.ly/1Uk35H2

5. Vídeo com Obras e releituras de Romero Brito.

6. Sugestões de histórias que podem ser trabalhadas nesse planejamento:

– Bellinghausen, Ingrid Biesemeyer. As cores do mundinho.

–  Moore-Malinos, Jennifer. As cores do arco-íris.

–  Albaut, Corinne. De que cor você é?

– Rocha, Ruth. Bom dia todas as cores.

Arquivos anexados

  1. A vida tem a cor que a gente pinta!

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.