Conteúdos
– o contexto histórico, social e político: o início da República Oligárquica;
– o sertão e o arraial de Canudos;
– o messianismo de Antônio Conselheiro;
– o descontentamento dos latifundiários e a ofensiva republicana;
Objetivos
Compreender o contexto histórico, social e politico que permitiu a deflagração da Guerra de Canudos, em 1896-1897.
– Compreender as condições sociais do sertão da Bahia que permitiram a construção da vila de Canudos.
– Compreender o messianismo de Antônio Conselheiro: a pregação de uma nova era.
– Compreender os motivos pelos quais Belo Monte tornou-se uma ameaça aos latinfundiários e ao governo
da República.
1ª Etapa: Procedimentos de Leitura e de Pesquisa
Oriente os alunos que leiam os dois textos sobre a Guerra de Canudos, links 1 e 2 indicados na área Para organizar
2ª Etapa: Construindo um Telejornal
Depois da leitura dos textos e da pesquisa, oriente os alunos – em grupos de 4 ou 5 alunos -, a construir um telejornal, cuja notícia a ser narrada é a Guerra de Canudos. Para tanto, algumas orientações são importantes:
3ª Etapa: Sistematização do conteúdo
Como proposta de encerramento e sistematização do conteúdo, exibia o curta A matadeira, pedindo aos alunos que registrem informações importantes, tais como: a abordagem sobre o canhão utilizado na guerra; como são apresentados as diversas versões sobre a figura de Antônio Conselheiro; como é retratado o historiador etc., assim como as dúvidas a serem solucionadas. Depois das anotações, proponha uma discussão com a sala, levando em consideração os diversos pontos de vista apresentados pelos alunos, assim como as opções feitas pelo diretor no video.
Materiais Relacionados
– Leia e compartilhe os textos abaixo sobre a Guerra de Canudos: