Conteúdos

Este roteiro traz informações sobre a estrutura e as situações de uso da voz passiva em inglês. Além disso, apresenta a conjugação da voz passiva em diferentes tempos verbais, com exemplos práticos, para melhor compreensão. O material traz também exercícios de fixação, para que os alunos pratiquem o conteúdo abordado, ajudando-os a consolidar o conhecimento em inglês.

Objetivos

  • Compreender a estrutura da voz passiva em inglês; e
  • Entender como se dá o uso da voz passiva para a construção de textos na língua inglesa.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Introdução;
  • Estrutura da voz passiva;
  • Quando usar a voz passiva?;
  • Formas verbais na voz passiva;
  • Transformando frases na voz ativa em frases na voz passiva; e
  • Exercícios de fixação.

Palavras-chave:

Língua inglesa. Voz passiva.

Proposta de trabalho:

Este roteiro de estudos traz informações essenciais sobre a construção da voz passiva e o seu uso na elaboração de textos em língua inglesa.

Bons estudos!

1ª Etapa: Introdução

A voz passiva (passive voice) é uma estrutura muito comum na língua inglesa, sendo usada para destacar a ação ou o objeto da ação, em vez de quem realiza a ação (agente). Isso é especialmente útil quando o agente é desconhecido, irrelevante ou óbvio no contexto.

No estudo da voz passiva, é essencial entender a transformação de frases na voz ativa para frases na voz passiva, bem como as situações em que o uso da voz passiva é mais adequado.

2ª Etapa: Estrutura da voz passiva

Na voz passiva, o objeto da frase ativa torna-se o sujeito, enquanto o sujeito da frase ativa é movido para o final, precedido pela preposição by (se necessário). Além disso, é preciso usar o verbo to be conjugado no tempo adequado, seguido do particípio passado do verbo principal.

Fórmula da voz passiva:

Sujeito + verbo to be (conjugado) + particípio passado + by + agente (se necessário)

Exemplos:

Frase ativa: The teacher explains the lesson. (O professor explica a lição.)
Frase passiva: The lesson is explained by the teacher. (A lição é explicada pelo professor.)

3ª Etapa: Quando usar a voz passiva?

O uso da voz passiva se dá em alguns casos, dentre os quais:

  • Quando o agente da ação é irrelevante, desconhecido ou óbvio.
    Exemplo: The window was broken. (A janela foi quebrada.) [Não importa quem a quebrou.]
  • Quando o foco está na ação ou no objeto da ação.
    Exemplo: A new bridge is being built. (Uma nova ponte está sendo construída.)
  • Em textos mais formais, como em artigos acadêmicos e notícias, a voz passiva é bastante utilizada para descrever processos ou para impessoalidade.

4ª Etapa: Formas verbais na voz passiva

A voz passiva pode ser usada em diferentes tempos verbais, de acordo com a conjugação do verbo to be.

Exemplos:

Ativo: People speak English all over the world. (As pessoas falam inglês em todo o mundo.)
Passivo: English is spoken all over the world. (Inglês é falado em todo o mundo.)

Ativo: They are building a new hospital. (Eles estão construindo um novo hospital.)
Passivo: A new hospital is being built. (Um novo hospital está sendo construído.)

Ativo: The chef had cooked the meal. (O chef tinha preparado a refeição.)
Passivo: The meal had been cooked. (A refeição tinha sido preparada.)

5ª Etapa: Transformando frases na voz ativa em frases na voz passiva

Para transformar uma frase ativa em passiva, siga os seguintes passos:

  1. Identifique o sujeito, o verbo e o objeto na frase ativa.
  2. Coloque o objeto da frase ativa como o sujeito da frase passiva.
  3. Conjugue o verbo to be de acordo com o tempo verbal da frase ativa.
  4. Use o particípio passado do verbo principal.
  5. O sujeito da frase ativa pode ser incluído no final da frase passiva, precedido por by.

Exemplo:

  • Frase ativa: The students wrote the essay. (Os alunos escreveram a redação.)
  • Passos:
    • Objeto: the essay → Sujeito: The essay
    • Verbo: wrote (past simple) → was (verbo to be no past simple) + written (particípio passado)
    • Sujeito ativo: the studentsby the students
  • Frase passiva: The essay was written by the students.

6ª Etapa: Exercícios de fixação

Sugerimos a realização dos exercícios abaixo, para fins de fixação do conteúdo:

Transforme as seguintes frases da voz ativa para a voz passiva. Lembre-se de ajustar o tempo verbal e incluir o agente (by) apenas se necessário:

1) The chef prepared a delicious meal.

2) The company will launch a new product next month.

3) The students are solving the math problems.

4) Scientists discovered a new planet.

5) They have completed the project on time.

Gabarito:

1) The chef prepared a delicious meal.
A delicious meal was prepared by the chef.

2) The company will launch a new product next month.
A new product will be launched by the company next month.

3) The students are solving the math problems.
The math problems are being solved by the students.

4) Scientists discovered a new planet.
A new planet was discovered by scientists.

5) They have completed the project on time.
The project has been completed on time.

Bons estudos!

Roteiro de estudos elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.

Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Crédito da imagem: zoranm – Getty Images

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.