Conteúdos

Este é um roteiro de estudos que aborda uma importante área da biologia: a taxonomia. O conhecimento sobre essa área de estudo é importante para a melhor compreensão dos seres vivos e dos processos evolutivos, além de ajudar a finalmente entender por que os nomes científicos dos seres vivos são tão complexos. Tal roteiro é composto por sugestão de vídeos, textos, questões reflexivas para orientá-los(as) nos estudos e, ainda, por exercícios comentados, para que você teste seus conhecimentos.

● Taxonomia;
● Sistemática;
● Classificação dos seres vivos; e
● Árvores filogenéticas.

Objetivos

● Compreender o que é a taxonomia;
● Compreender o papel da evolução na organização dos seres vivos;
● Conhecer os diferentes sistemas de classificação dos seres vivos;
● Ler e interpretar árvores filogenéticas (cladogramas); e
● Associar os organismos aos grupos a que pertencem, conforme suas características.

Estude também:

Estudar em casa: processos de fermentação, fotossíntese e quimiossíntese

Estudar em casa: a biologia dos alimentos

Palavras-chave:

Taxonomia. Classificação dos seres vivos. Árvores filogenéticas.

Proposta de trabalho:

O objetivo deste roteiro é auxiliar nos estudos, seja em casa ou em outro ambiente. Nesse sentido, apresenta um percurso com textos-base e algumas propostas de atividades, trazendo, no final, outros textos e vídeos que podem ajudar a compreender melhor o tema em questão.
Não é necessário fazer todas as etapas, ler todos os textos ou assistir a todos os vídeos, mas as questões norteadoras, bem como as subquestões que advêm delas, ajudam na captação integral do conteúdo, assim como dos principais conceitos.

Leia os textos propostos, buscando as respostas para cada uma das perguntas. Se aparecerem mais dúvidas ao longo da leitura, aproveite para fazer anotações em seu caderno e aprofundar sua pesquisa. Após as leituras de cada um dos textos, escreva um parágrafo resumindo seu aprendizado.

1ª Etapa: A classificação dos seres vivos

Perguntas norteadoras:

Como os seres vivos são classificados?
O que é levado em consideração, para realizar tal classificação?
Qual a importância de classificar os seres vivos?

Quando você vai ao supermercado e precisa comprar um pacote de arroz, por exemplo, você não vai ao corredor de bebidas ou de congelados. Ainda que você esteja indo a esse supermercado pela primeira vez, sabe como localizar o corredor e a prateleira mais adequados para encontrar o produto de que precisa. Essa organização do supermercado, encontrada em diferentes contextos do nosso cotidiano, leva em consideração diversas características dos produtos/objetos, para armazená-los da melhor forma possível. Os seres vivos também são classificados, para facilitar seus estudos e a compreensão das etapas do processo evolutivo. Porém, essa classificação nem sempre foi a mesma.

Classificação dos seres vivos – Toda matéria
Acesso em: 12 de março de 2022.

A partir da leitura do texto acima, responda às seguintes perguntas:

1) Como é feita a classificação dos seres vivos?
2) Quais são os cinco reinos em que os seres vivos podem ser classificados?
3) Quem foi a primeira pessoa a classificar os seres vivos? Quais características dos organismos ele levou em consideração?
4) O que é sistemática?
5) Quais os objetivos da sistemática?

Para saber mais, leia o texto:

Três domínios – Biologia Net.
Acesso em: 12 de março de 2022.

2ª Etapa: Taxonomia de Lineu

taxonomia de Lineu
Taxonomia – Toda Matéria . (crédito: reprodução) Acesso em 12 de março de 2022.

Perguntas norteadoras:

Quem foi Lineu?
O que são categorias taxonômicas?

Táxons, taxonomia… tais palavras, estranhas e difíceis de escrever e de pronunciar, têm fundamental importância nos estudos e na classificação dos seres vivos. Conheça o cientista responsável por revolucionar essa área da Biologia.

Classificação biológica – Brasil escola
Acesso em 12 de março de 2022.

Nomenclatura binomial – Brasil escola
Acesso em 12 de março de 2022.

A partir da leitura dos textos sugeridos acima, responda às seguintes perguntas:

1) Quais foram as categorias taxonômicas criadas por Lineu?
2) Qual o conceito de espécie?
3) Explique o sistema binomial criado por Lineu e cite um exemplo.
4) Escreva a classificação dos seres humanos, segundo as categorias taxonômicas criadas por Lineu.

Para saber mais, assista ao seguinte vídeo:

Classification – Amoeba Sisters
Acesso em 12 de março de 2022.

3ª Etapa: Árvore filogenética

árvore filogenética
Árvore filogenética. (crédito: reprodução). Acesso em 12 de março de 2022.

Perguntas norteadoras:

Como podemos representar o grau de parentesco/evolução entre os seres vivos?
O que é filogenia e qual sua relação com a sistemática?

Assista ao seguinte vídeo:
“Biologia – Como ler um cladograma” – Bio Shazan
Acesso em 12 de março de 2022.

A partir do vídeo sugerido acima, responda às seguintes perguntas:

1) O que é um cladograma? Qual sua importância?
2) Explique a melhor forma de ler um cladograma.
3) Quais informações são encontradas na base do cladogramas?
4) Como e onde são representadas as novidades evolutivas, nos cladogramas?
5) Quais informações ficam localizadas nos “galhos”, localizados na extremidade da árvore?
6) Defina grupos monofiléticos.

Para saber mais, leia o seguinte texto:

Cladograma – Infoescola
Acesso em 12 de março de 2022.

4ª Etapa: Cheque seus conhecimentos

Realizar questões de vestibular e do ENEM é um excelente exercício durante estudo autodirigido, pois essas questões são seguidas de gabarito. Abaixo, temos alguns exemplos de questões sobre o tema estudado.

1. Atualmente costumamos classificar os seres vivos em sete categorias taxonômicas principais. Marque a alternativa que indica corretamente essas categorias na ordem da categoria de maior abrangência para a mais restrita.
a) Reino – classe – filo – ordem – gênero – família – espécie.
b) Reino – filo – ordem – classe – família – gênero – espécie.
c) Reino – filo – classe – família – ordem – gênero – espécie.
d) Reino – filo – classe – ordem – família – gênero – espécie.
e) Reino – filo – classe – ordem – família – espécie – gênero.

Resposta correta: D.

Disponível em: Brasil Escola
Acesso em: 12 de março de 2022.

2. A ordem Carnivora inclui espécies tais como cães e ursos. Para pertencer à mesma ordem, essas espécies também devem pertencer:
a) à mesma família.
b) ao mesmo gênero.
c) à mesma espécie.
d) à mesma classe.

Resposta correta: D.

Disponível em: Brasil Escola
Acesso em: 12 de março de 2022.

3. Um grupo formado por diferentes ordens com características semelhantes é chamado de:
a) reino.
b) filo.
c) classe.
d) família
e) gênero.

Resposta correta: C.

Disponível em: Brasil Escola
Acesso em: 12 de março de 2022.

4. No ano de 1500, os portugueses já se referiam ao Brasil como a “Terra dos Papagaios”, incluindo nessa designação os papagaios, as araras e os periquitos. Estas aves pertencem a uma mesma família da ordem Psittaciformes. Dentre elas, pode-se citar:

a) 3 espécies e 3 gêneros.O grupo de aves relacionadas compreende:
b) 9 espécies e 3 gêneros.
c) 3 espécies de uma única família.
d) 9 espécies de um mesmo gênero.
e) 3 espécies de uma única ordem.

Resposta correta: B.

Disponível em: Brasil Escola.
Acesso em: 12 de março de 2022.

5. Um entomólogo estudando a fauna de insetos da Mata Atlântica encontrou uma espécie cujos caracteres não se encaixavam naqueles característicos dos gêneros de sua família. Isso levará o cientista a criar:
a) uma nova família com um novo gênero.
b) somente uma nova espécie.
c) um novo gênero com uma nova espécie.
d) uma subespécie.
e) uma nova ordem com uma nova família.

Resposta correta: C.

Disponível em: Brasil Escola
Acesso em: 12 de março de 2022.

6. Uma árvore filogenética, evolutiva ou da vida, é uma representação gráfica que organiza os seres vivos de acordo com o seu grau de parentesco evolutivo. Espécies com maior semelhança ou proximidade evolutiva se localizam em ramificações (grupos evolutivos) mais próximas. Analise a figura abaixo, que mostra um modelo de árvore filogenética com as relações evolutivas entre alguns seres vivos, e assinale a proposição correta.

a) Os fungos e as plantas pertencem ao mesmo grupo evolutivo.
b) As plantas e os animais pertencem ao mesmo grupo evolutivo.
c) As bactérias deram origem a todos os seres vivos.
d) Os insetos e os anfíbios pertencem a diferentes grupos evolutivos.
e) Os fungos deram origem a todos os seres vivos.

Resposta correta: C.

Disponível em: Projeto Medicina.
Acesso em: 12 de março de 2022.

7. O lobo-guará e a onça são dois exemplares da nossa fauna, ameaçados de extinção. O diagrama a seguir mostra as principais categorias taxonômicas a que pertencem estes animais:
Lobo-guará: Cordado > mamífero > carnívoro > canídeo > Chrysocyon > C. brachyurus
Onça parda: Cordado > mamífero > carnívoro > felídeo > Felis > F. concolor
A análise do diagrama permite dizer que os dois animais estão próximos na mesma categoria até:
a) classe.
b) filo.
c) família.
d) gênero.
e) ordem.

Resposta correta: E.

Disponível em: Toda Matéria. Acesso em 12 de março de 2022.

8. De acordo com o sistema binomial de nomenclatura estabelecido por Linnaeus, o nome científico Felis catus aplica-se a todos os gatos domésticos, como angorás, siameses, persas, abissínios e malhados. O gato selvagem (Felis silvestris), o lince (Felis lynx) e o puma ou suçuarana (Felis concolor) são espécies relacionadas ao gato.
a) A que gênero pertencem todos os animais mencionados?
Resposta correta: gênero Felis
b) Por que todos os gatos domésticos são designados por um mesmo nome científico?
Resposta correta: Porque pertencem a mesma espécie.
c) Qual dos nomes a seguir designa corretamente a família a que pertencem esses animais: Felinaceae, Felidae, Felini, Felinus ou Felidaceae? Justifique.

Resposta correta: Felidae, pois nomenclaturas terminadas em “idae” correspondem ao nome da família de acordo com o sistema de classificação.

Disponível em: Toda Matéria. Acesso em 12 de março de 2022.

Roteiro de estudos elaborado pela Professora Drª. Nathalie Lousan.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Monge

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