Conteúdos

Este é um roteiro de estudos de biologia, que abrange também alguns conteúdos de química, e tem o objetivo de trazer a compreensão acerca da composição química dos alimentos, como: quais nutrientes são encontrados nos alimentos, suas principais funções, a importância de uma dieta equilibrada para a saúde e os processos de digestão pelos quais os alimentos precisam passar para que os nutrientes sejam absorvidos pelo nosso organismo, mantendo, em conjunto com outros processos, a homeostase em nosso corpo. O roteiro é composto, ainda, por sugestões de vídeos, textos, questões reflexivas, para orientá-los(as) nos estudos, e exercícios de múltipla escolha, para testar seus conhecimentos.

● Composição química dos alimentos;
● Metabolismo, nutrientes e suas funções; e
● Processos de digestão.

Objetivos

● Conhecer a composição química dos alimentos;
● Compreender a função e importância de cada um dos nutrientes encontrados nos alimentos; e
● Conhecer, identificar e compreender cada uma das etapas do processo digestivo.

Estude também:

Estudar em casa: balanceamento de equações químicas

Estudar em casa: processos de fermentação, fotossíntese e quimiossíntese

Palavras-chave:

Alimentos. Nutrientes. Metabolismo. Digestão.

Proposta de trabalho:

O objetivo deste roteiro é auxiliar nos estudos em casa ou em outro ambiente. Nesse sentido, apresenta um percurso com textos-base e algumas propostas de atividades, e, no final, traz outros textos e vídeos que podem ajudar a compreender melhor o tema em questão.
Não é necessário fazer todas as etapas, ler todos os textos, ou assistir todos os vídeos, mas as questões norteadoras, bem como as subquestões que advêm delas, ajudam na captação do conteúdo e dos principais conceitos.

Leia os textos propostos buscando as respostas para cada uma das perguntas. Caso apareçam mais dúvidas ao longo da leitura, aproveite para fazer anotações em seu caderno e aprofundar sua pesquisa. Após as leituras de cada um dos textos, escreva um parágrafo resumindo seu aprendizado.

1ª Etapa: Composição química dos alimentos

Perguntas norteadoras:

• Por que nós comemos?
• O que você sabe sobre os alimentos?
• O que é e qual é a composição química dos alimentos?

Existe uma grande diversidade de alimentos facilmente ao nosso alcance. Consumir uma grande variedade de alimentos é importante para a manutenção da nossa saúde, de forma a suprir nossa necessidade energética, a homeostase e a construção estrutural do nosso corpo.

Assista ao vídeo:
“Química dos alimentos”
Acesso em 23 de julho de 2021.

A partir do vídeo sugerido acima, responda às seguintes questões:

1) Diferencie os micronutrientes e os macronutrientes.
2) De onde vem a energia que consumimos ao longo do dia?

Para saber mais, leia o texto:
Química dos alimentos – Manual da Química
Acesso em 23 de março de 2021.

2ª Etapa: Nutrientes e metabolismo

Perguntas norteadoras:

• O que é metabolismo? Qual sua relação com uma boa alimentação?
• O que é uma alimentação balanceada e qual sua importância?

É nos alimentos que encontramos os nutrientes que, ao serem absorvidos pelo nosso corpo, funcionam como matéria-prima para as nossas células, possibilitando o exercício de suas funções, seu crescimento e sua renovação. Não existe nenhum alimento que possua todos os nutrientes, porém, podemos encontrar mais de um tipo de nutriente em um mesmo alimento.

Nutrientes – Brasil Escola
Acesso em 24 de julho de 2021.

Alimentação em foco – Fundação Cargill
Acesso em 24 de julho de 2021.

A partir da leitura dos textos acima, responda às seguintes perguntas:

1) Como são classificados os nutrientes, em relação às suas funções?
2) O que são os carboidratos? Quais as principais moléculas que os compõem? Quais suas funções em nosso organismo? Quais alimentos são ricos nesse nutriente?
3) O que são lipídeos? Quais as principais moléculas que os compõem? Quais suas funções em nosso organismo? Quais alimentos são ricos nesse nutriente? Descreva a eletrosfera do átomo.
4) O que são proteínas e do que elas são formadas? Quais suas funções em nosso organismo? Quais alimentos são ricos nesse nutriente?
5) Quais são os nutrientes reguladores? Comente sobre a quantidade que devemos ingerir de tais nutrientes e onde são encontrados.
6) Qual a importância da água para o nosso organismo?

Para saber mais, assista:
Nutrientes, o que são, tipos, funções e exemplos – Planeta Biologia
Acesso em 24 de julho de 2021.

3ª Etapa: Processos digestivos

Pergunta norteadora:

• O que acontece com os alimentos, para que seus nutrientes sejam absorvidos pelo nosso corpo?

Assista ao vídeo:
Superinteressante coleções “O corpo humano: aparelho digestivo” – Discovery Channel.
Acesso em 07 de março de 2021.

A partir do vídeo sugerido acima, responda às seguintes perguntas:

1) Onde se inicia o processo de digestão em nosso corpo?
2) Diferencie digestão química de digestão mecânica.
3) Quais são os órgãos que pertencem ao nosso sistema digestivo?
4) Quais são os órgãos/estruturas acessórias ao nosso sistema digestivo? Quais substâncias são produzidas/armazenadas por esses órgãos?
5) O que são enzimas?
6) Em qual local do sistema digestivo se inicia a digestão de cada um dos nutrientes? Qual a enzima responsável por auxiliar em cada uma dessas etapas?
7) Onde o corre a absorção dos nutrientes?
8) O que são microvilosidades, onde são encontradas e quais suas funções?
9) Descreva o movimento peristáltico.

Para saber mais, leia o texto:
Digestão – Toda matéria
Acesso em 24 de julho de 2021.

4ª Etapa: Cheque seus conhecimentos

Responder questões de múltipla escolha durante o estudo autodirigido é um excelente exercício para checar os seus conhecimentos. Seguem abaixo alguns exemplos de questões sobre o tema estudado.

1. Uma alimentação adequada é aquela que inclui todos os nutrientes necessários para o funcionamento do nosso corpo. Entre os nutrientes que nos fornecem energia, podemos citar:
a) Sais minerais
b) Vitaminas
c) Água
d) Carboidratos
e) Proteínas

Resposta correta: D

2. Alguns aminoácidos são denominados essenciais por não serem produzidos no nosso corpo, devendo ser obtidos por meio da nossa alimentação. Marque a alternativa em que encontramos apenas aminoácidos essenciais:
a) Prolina, valina e triptofano
b) Alanina, fenilalanina e metionina
c) Cisteína, treonina e valina
d) Serina, fenilalanina e histidina
e) Isoleucina, leucina e lisina

Resposta correta: E

3. (PUC-RIO) Macronutrientes podem ser definidos como a classe de compostos químicos que devem ser consumidos diariamente e em grande quantidade, pois fornecem energia e são componentes fundamentais para o crescimento e manutenção do corpo. Qual deles é obtido em maior abundância em dietas baseadas em vegetais e em produtos de origem animal, respectivamente?
a) Carboidratos e proteínas
b) Proteínas para ambas as dietas
c) Proteínas e lipídios
d) Proteínas e carboidratos
e) Carboidratos para ambas as dietas

Resposta correta: A

4. (UNAMA) Os insetos costumam carregar mais nutrientes do que outros animais. Em relação à quantidade de proteínas, a carne de boi é composta por apenas 28%, a de porco 25% e a de frango 23%. Corpo de moscas e mosquitos chega a quase 59%, e libélulas têm 58%. Esses insetos também são ricos em vitaminas, principalmente a B, possuem minerais de ferro e cálcio, além de ácidos graxos essenciais.
(Texto Adaptado de: Porque você deve começar a comer insetos, Luiz Romero. Revista Super Interessante, pág. 74, dez. 2012)

Em relação a esses nutrientes e suas funções, afirma-se que:
I. As proteínas, quando ingeridas, fornecem aminoácidos às células.
II. A vitamina B e o ferro são nutrientes orgânicos essenciais para o bom funcionamento das células.
III. O cálcio é fundamental para a estrutura óssea.
IV. Os ácidos graxos fornecem energia às células.

São corretas as alternativas:
a) I e II, apenas
b) I, II, III e IV
c) II e III, apenas
d) I, III e IV, apenas

Resposta correta: D

Questões 1 a 4. Acesso em: 24 de julho de 2021.

5. (PUCCAMP-SP) Uma determinada enzima, retirada de um órgão do aparelho digestivo de um mamífero, foi distribuída igualmente em 8 tubos de ensaio. O tipo de alimento e o pH de cada tubo estão informados na tabela a seguir.

Observe os alimentos e o pH encontrado em cada tubo de ensaio

Os tubos de ensaio foram mantidos a 37°C e após 10 horas observou-se digestão do alimento apenas no tubo III. Com base nesses dados, é possível concluir que a enzima utilizada e o órgão de onde foi retirada são, respectivamente:
a) amilase pancreática e intestino.
b) maltase e estômago.
c) tripsina e intestino.
d) ptialina e boca.
e) pepsina e estômago.

Resposta correta: E

6. (Fuvest-SP) Qual cirurgia comprometeria mais a função do sistema digestório e por quê: a remoção dos vinte e cinco centímetros iniciais do intestino delgado (duodeno) ou a remoção de igual porção do início do intestino grosso?
a) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da digestão intestinal.
b) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.
c) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da absorção dos produtos do processo digestório.
d) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.
e) As duas remoções seriam igualmente drásticas, pois tanto no duodeno quanto no intestino grosso ocorrem digestão e absorção de nutrientes e de água.

Resposta correta: A.

7. O intestino grosso é um órgão de aproximadamente 50 cm de comprimento e 7 cm de diâmetro, podendo ser dividido em: ceco, colo e reto. Esse órgão está relacionado com:
a) a digestão mecânica do alimento.
b) a digestão de gorduras.
c) a digestão de proteínas.
d) a absorção de água.
e) a quebra de amido.

Resposta correta: D.

8. O pâncreas e o fígado são glândulas anexas do sistema digestório humano. Entre as funções do fígado, destaca-se a capacidade de produção de uma substância que atua emulsificando gorduras. Essa substância recebe o nome de:
a) tripsina.
b) pepsina.
c) bile.
d) amilase.
e) lipase pancreática.

Resposta correta: C.

9. O sistema digestório é formado por diversos órgãos que atuam juntos para conseguir retirar dos alimentos as substâncias necessárias para o nosso corpo. O amido só pode ser aproveitado após ser quebrado em partículas menores. Marque a alternativa que indica corretamente onde se inicia a digestão do amido.
a) boca.
b) faringe.
c) estômago.
d) intestino delgado.
e) intestino grosso.

Resposta correta: A.

10. O processo de digestão inicia-se na boca, onde o alimento sofre a ação dos dentes e também de substâncias químicas. Os dentes são responsáveis por triturar, amassar e cortar os alimentos, um processo conhecido como:
a) digestão química.
b) digestão enzimática.
c) digestão proteica.
d) digestão estrutural.
e) digestão mecânica.

Resposta correta: E.

11. Após sofrer a ação dos dentes e se misturar à saliva, o alimento passa a ser chamado de:
a) quimo.
b) quilo.
c) bolo alimentar.
d) amido.
e) fezes.

Resposta correta: C.

12. Marque a alternativa que indica corretamente o nome do órgão muscular que apresenta cerca de 25 cm de comprimento e garante que o alimento siga da faringe em direção ao estômago.
a) Traqueia.
b) Laringe.
c) Intestino grosso.
d) Intestino delgado.
e) Esôfago.

Resposta correta: E.

13. Das secreções citadas abaixo, marque aquela que não é lançada no intestino delgado.
a) Suco pancreático.
b) Bile.
c) Suco entérico.
d) Suco intestinal.
e) Suco gástrico.

Resposta correta: E.

14. As fezes são formadas em que porção do sistema digestório?
a) Intestino delgado.
b) Estômago.
c) Esôfago.
d) Intestino grosso.
e) Pâncreas.

Resposta correta: D.

15. (PUC-SP) Uma pessoa apresenta uma rara doença que provoca alterações significativas em suas funções hepáticas. Assinale o mecanismo abaixo que poderia ser diretamente afetado no organismo dessa pessoa.
a) Digestão de proteínas no estômago.
b) Digestão de carboidratos no duodeno.
c) Produção de suco pancreático.
d) Produção de bile.
e) Produção de suco gástrico.

Resposta correta: D.

16. (Fatec) Um dado preocupante, quando se analisa o hábito alimentar da população brasileira, principalmente nos grandes centros urbanos, é que em geral se verifica uma baixa ingestão de alimentos ricos em fibras. As fibras estão presentes em maior quantidade em vários alimentos de origem vegetal, tais como verduras, legumes, frutas e cereais integrais. A ingestão dos alimentos ricos em fibras é importante porque:
a) estimula a produção de enzimas gástricas.
b) facilita a ação da bile na digestão das proteínas.
c) fornece a energia necessária às atividades vitais.
d) acelera a passagem do bolo fecal pelo intestino.
e) permite a absorção da celulose pelo corpo.

Resposta correta: D.

Exercícios 5 a 16. Acesso em: 24 de julho de 2021.

Roteiro de estudos elaborado pela Professora Drª. Nathalie Lousan.

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