Conteúdos

Este roteiro de estudos tem como objetivo explicar as regras de acentuação da língua espanhola. Por meio de exemplos e exercícios, busca auxiliar o aluno na consolidação dos conhecimentos relacionados ao tema.

Objetivos

  • Compreender as regras do uso da acentuação na língua espanhola; e
  • Aprender a utilizar as regras de acentuação na construção de frases e de textos em espanhol.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Regras de acentuação.

Palavras-chave:

Língua espanhola. Acentuação. Regras de acentuação.

Proposta de trabalho:

Este roteiro de estudos tem como proposta apoiar o aluno no aprendizado e na compreensão das regras de acentuação, por meio dos exemplos de frases e exercícios.

1ª Etapa: Regras de acentuação

De acordo com a sílaba tônica, as palavras são classificadas e acentuadas da seguinte forma na língua espanhola:

PALAVRAS AGUDAS

A última sílaba é tônica: são acentuadas as palavras terminadas em vogais e nas consoantes n, s.

Exemplos: sofá, café, aquí inglés, alemán.

PALAVRAS GRAVES OU LLANAS

A penúltima sílaba é tônica: são acentuadas as palavras terminadas em consoantes (exceto n, e s).

Exemplos: volátil, inútil, inmóvil, dólar, lápiz. 

PALAVRAS ESDRÚJULAS

A antepenúltima sílaba é tônica: todas as palavras esdrújulas são acentuadas.

Exemplos: mágico, esdrújulas, célebre.

2ª Etapa: Uso de acento diferencial

No espanhol, algumas palavras não obedecem às regras gerais e possuem acento, para que não haja confusão com outra palavra que tem a mesma grafia. Esse acento diferenciado chama-se tilde diacrítica.

PALAVRAS COM A MESMA GRAFIA, MAS COM O ACENTO MUDA O SEU SENTIDO

Aún (advérbio) = ainda Aun (conjunção) = até mesmo, inclusive
(verbo dar) De (preposição)
Él (pronome pessoal reto 3°pes. sing.) El (artigo masculino singular)
Más (advérbio) = mais Mas (conjunção) = mas
(pronome oblíquo 1°pes. sing.) Mi (pronome possessivo)
(verbos ser ou saber) Se (pronome reflexivo/oblíquo 3° pes. sing./pl.)
(afirmação) Si (condicional)
Sólo (advérbio) = somente Solo(a) (adjetivo), (sozinho)
(substantivo) = chá Te (pronome oblíquo 2° pes.sing.)
(pronome pessoal reto 2° pes. sing.) Tu (pronome possessivo)

3ª Etapa: Acento diacrítico nos pronomes interrogativos e exclamativos

qué ¿Qué ciudad te gustó más? que Me dijo que no sabía la respuesta.
quién ¿Quién ganó el concurso? quien Este es el hombre con quien hablé.
dónde ¿Dónde pongo los paquetes? donde Córdoba es la ciudad donde nací.
cuál ¿Cuál director de cine te gusta más? cual Sea cual sea su origen, necesita el documento.
cuánto ¡Cuánto esperé por este día! cuanto Pagaré todo cuanto debo.
cuándo ¿Cuándo será el viaje? cuando Dejé la facultad cuando mi madre se murió.
cómo ¡Cómo te atreves! como Lo hice tal como me dijiste.
por qué ¿Por qué me lo preguntas a mí? por que Estoy ansioso por que me llamen.
porqué ¿Quieres saber el porqué? porque No puedo ir porque estoy enfermo.

4ª Etapa: Questões

1) (UFRGS) La alternativa donde las tres palabras NO se acentúan debido a una misma regla es:

a) más – característico – reúne
b) sólo – qué – éstos
c) monógamas – legítimo – domésticos
d) también – harén – ningún
e) montés – están – seducción

Disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/1948489

2) (PUC) La alternativa en que las tres palabras están acentuadas debido a una misma regla es:

a) éxito – académico – sólida
b) búsqueda – éxito – éstas
c) superación – búsqueda – Economía
d) relación – más – éstas
e) sólida – educación – común

Disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/1958626

3) (Unifae) Señala la alternativa correcta (acentuación):

a) história – democracia – árbol
b) magia – epóca – difícil
c) fobia – cérebro – corazón
d) emérgencia – renovación – policía
e) colegio – ángel – automáticamente

Disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/32515386

4) (UFMS adaptada) Según las normas de la acentuación diacrítica, elija la(s) alternativa(s) correcta(s).

a) sólo – sozinho/adjetivo
b) sé – verbo saber
c) el – pronombre personal
d) se – imperativo del verbo ser
e) si – adverbio de afirmación

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/espanhol/acento-diacritico.htm

GABARITO:

1 – a

2 – a

3 – e

4 – b

Roteiro de estudos elaborado pela Professora Tayna Rosa.

Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.

Crédito da imagem: jpa1999 – Getty Images

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.