Conteúdos

– Interpretação textual
– Linguagem verbal, não-verbal e mista
– Linguagem formal e informal
– Importância da leitura
– Interpretação de imagens, memes, charges
– Dicas para uma boa interpretação de texto

Objetivos

– Compreender diferentes mensagens no texto

Proposta de Trabalho: 

Iniciaremos o roteiro de estudos com os conceitos de interpretação textual e a utilização das linguagens verbais, não-verbais e mistas. Em seguida, iremos tratar da importância da leitura, pois é através dos conhecimentos mobilizados que podemos compreender melhor a interpretação textual. Na quarta parte deste roteiro estudaremos as interpretações possíveis de imagens, memes e charges. Para finalizar, apresentaremos técnicas para uma boa interpretação de texto, tão solicitada nos vestibulares.

1ª Etapa: O que é interpretação? O que é textual?

Para iniciarmos nossos estudos devemos ter em mente o significado de interpretação textual. No dicionário, a palavra interpretação vem da ação de interpretar, dar explicações ou atribuir um sentido a algo, isto é, estabelecer uma relação de percepção da mensagem que se quer transmitir. Já a palavra textual, se refere a tudo aquilo que está inserido no texto e/ou ligado ao seu significado, pode ser visual ou sonoro. Para uma boa interpretação de texto é necessário compreender o tipo de linguagem em que o mesmo está inserido, ou seja, se é um texto literário, informal, técnico, entre outros. É importante que o texto siga determinados requisitos, como coesão, coerência, relações semânticas e paragrafação correta, para que tenhamos uma boa compreensão da mensagem.

A linguagem compõe-se em verbal (uso da palavra), não-verbal (uso da imagem) ou mista (uso da palavra e da imagem). Na verbal, a palavra é o principal elemento de comunicação; é no texto escrito ou oral que podemos contar e criar novas histórias. Veja a seguir um exemplo de texto verbal:

O poema que viralizou e pelo caminho perdeu seu autor
Ensaio analisa o espantoso caso dos versos de Ben Clark que fizeram sucesso na internet em suas 250.000 variações.
Sergio C. Fanjul
Madri – 03 NOV 2019
Em um dia do qual não se lembra com clareza, o poeta Ben Clark (Ibiza, 35 anos) escreveu um poema. Depois, esse poema acabou reunido junto com outros no livro La Mezcla Confusa (A Mistura Confusa), que ganhou o Prêmio de Poesia Jovem Félix Grande. O dia em que o volume foi impresso foi o último dia em que o poema esteve sob domínio do poeta porque, como se costuma dizer, a poesia não é só de quem a escreve, e sim também de quem a lê.

Fonte: O poema que viralizou e pelo caminho perdeu seu autor. Acesso em: 15/05/2020.

Ao se comunicar, o sujeito utiliza todas as possibilidades para se fazer entender. Na linguagem não-verbal, por exemplo, nossas expressões faciais, assim como os movimentos do corpo, constroem um sentido sem o uso da palavra. Quem não conhece essas carinhas que exprimem diferentes emoções por meio da imagem?

Arte com a reprodução de variados emoctions.

Fonte: Freepik. Acesso em: 15/05/2020.

A linguagem mista faz uso de palavras e imagens, como nas charges, nas propagandas, manuais de instruções, memes, entre outros. Por isso é importante que o leitor mobilize seus conhecimentos para a interpretação de uma linguagem verbal, não-verbal e mista.

Charge contendo duas pessoas conversando em uma livraria. O homem, de mochila nas costas, diz a mulher:

Fonte: Literatura esotérica! Acesso em: 15/05/2020.

Para uma boa interpretação devemos nos atentar ao tipo de linguagem solicitada, ou seja, se é linguagem formal ou informal. Veja a seguir:

Charge de um aluno e uma professora em sala de aula. O aluno diz a professora:

Fonte: Simulado Enem. Acesso em: 15/05/2020.

A linguagem formal é marcada pelo uso preciso das normas gramaticais, chamada também de norma culta. Já a linguagem informal representa a linguagem do dia a dia; trata-se de uma linguagem coloquial e espontânea. Na tirinha acima, enquanto o menino conversa com a professora de forma espontânea (informal), ela espera que ele utilize a linguagem formal, por isso o ponto de interrogação sobre sua cabeça.

Para saber mais, acesse:

– Linguagem verbal, não-verbal e mista:

Linguagem verbal e linguagem não verbal. Acesso em: 15/05/2020

Linguagem Verbal e Não-Verbal. Acesso em: 15/05/2020

Interpretação de Textos | Linguagem Verbal , Não Verbal e Mista. Acesso em: 15/05/2020.

– Linguagem formal e informal:

Linguagem Formal e Informal. Acesso em: 15/05/2020.

2ª Etapa: Importância da leitura

Para uma boa interpretação textual, é necessário não apenas decodificar o código linguístico, mas ativar o senso crítico para absorver a ideia principal do texto. O hábito da leitura é indiscutível quando falamos em interpretação textual, pois quanto mais se lê, mais conhecimento se adquire, possibilitando a construção de novos sentidos. O hábito da leitura aprimora o vocabulário, estimula o raciocínio e deve ser incentivado desde a infância, tornando-se assim, algo prazeroso. Além disso, fortalece a produção escrita e oral, uma vez que o leitor está constantemente descobrindo novas palavras.

O uso das novas tecnologias deve ser visto como aliado ao incentivo à leitura. Um estudo feito pelo Instituto Pró-livro, intitulado “Retratos da leitura no Brasil”, observou nos jovens as mudanças nos hábitos de leitura por meio de tablets e celulares. Foi constatado que a leitura de livros digitais aumentou nos últimos tempos.

Para criar ou manter o hábito da leitura é importante seguir algumas dicas:
– Escolha livros com temas variados para não se tornar algo entediante e obrigatório. O importante é manter a curiosidade no momento da leitura, isso estimulará a querer conhecer novas histórias e novos conteúdos;
– Estimule uma meta de leitura por dia, assim você estabelecerá um objetivo a ser cumprido;
– Leia com atenção os parágrafos e, se possível, faça anotações das partes mais difíceis. Se preciso for, leia novamente, é fundamental que tenha pleno entendimento das partes do livro ou do texto;
– Estabeleça um horário de leitura, isso facilita cumprir sua meta diária;
– Incentive sua família e amigos! Crie um clube de leitura, assim poderá trocar experiências. Você perceberá que há múltiplos olhares para uma mesma história!

Para saber mais sobre a importância da leitura na interpretação textual, acesse:

Estratégias de Leitura. Acesso em: 17/05/2020.

Entenda a importância da leitura para a formação de bons alunos.

Retratos da leitura no Brasil. Acesso em: 16/05/2020.

Foto de um livro aberto sobre uma mesa, dele saem ilustrações de rosa, borboletas e pássaros.

Fonte da imagem: Por que incentivar o hábito da leitura? Acesso em: 16/05/2020.

3ª Etapa: Interpretação de imagens, memes e charges

Nesta etapa iremos dar alguns exemplos de interpretação de imagens, memes e charges, para que você exerça seu senso crítico a respeito das imagens.

– Somente imagens ou símbolos 

Reprodução da placa de proibido estacionar.

Ao vermos essa imagem inferimos que é proibido estacionar no local, pois as placas de trânsito transmitem uma mensagem para os condutores, evitando assim acidentes de trânsito. Saber reconhecer esses símbolos é importante para manter uma viagem segura e eficiente.

Arte, de fundo amarelo, de uma pena chutando um balde, que está cheio de água.

Fonte: De boca em boca: ditos e expressões populares. Acesso em: 17/05/2020.

Na imagem vemos uma pessoa “chutando o balde”, o que significa, na expressão popular, “perder o controle” de algo, desistir. É interpretada como uma situação insustentável, quando uma pessoa “explode”, expressando todas as suas insatisfações. Sendo assim, o leitor deve mobilizar seus conhecimentos para interpretar a imagem acima.

– Memes

Montagem com duas fotos. À esquerda há o rosto de uma senha e à direita a mesma está correndo. Sobre as fotos, há o texto:

Os memes expressam o cômico de uma situação. Na imagem acima, uma servidora pública foi flagrada passeando pela praça no horário do expediente por vários dias seguidos. A repórter foi questioná-la sobre sua situação irregular e a mesma saiu correndo, e acabou sendo perseguida pela repórter. A comicidade está na legenda, onde a fala da repórter simula que está falando sobre o Enem, enquanto a senhora sai correndo do assunto. Para que haja uma boa interpretação do meme em questão, o leitor deve ter conhecimento da situação anterior. Para compreender melhor como os memes ajudam a desenvolver o pensamento crítico, acesse a entrevista de Leonardo Valle. Acesso em 18/05/2020.

Colagem de duas imagens: a esquerda há um gato com expressão fofa, segurando um chapéu. Sobre ele o texto

Fonte: Piadas e vídeos. Acesso em: 17/05/2020.

No meme acima podemos ver duas situações distintas, na primeira imagem (esquerda) vemos a figura de um gatinho fazendo “charme” para conquistar algo, simbolizando os políticos antes das eleições. A comicidade vem na imagem ao lado  (direita), onde um gatinho com olhar maligno simboliza os políticos depois das eleições.

Para saber mais sobre o ensino de língua portuguesa e memes, acesse:

Ensino de língua portuguesa e memes: outros textos, outras leituras.

– Charges 

Muitas provas de vestibulares solicitam a interpretação de charges e quadrinhos, pois são veiculadas nos maiores canais de comunicação, por trazerem uma mensagem clara sobre determinado assunto.

Charge contendo uma fila com muitas pessoas entrando em um hospital, que tem a placa SUS em sua entrada. As duas últimas pessoas da fila conversam, uma diz a outra:

A partir da charge, podemos fazer diversas reflexões sobre a saúde no Brasil e como os trabalhadores sofrem com os serviços de saúde. Esse tipo de recurso é utilizado por diversos vestibulares e provas, para cobrar tanto reflexão quanto interpretação de imagem e texto.

Charge de dois homens, usando máscaras de proteção, parados em um ponto de ônibus. O da direita diz ao outro:

Para saber mais sobre interpretação de charges, acesse:

Interpretação de charges – Relacione a imagem a seus conhecimentos prévios de atualidades. Acesso em: 17/05/2020.

4ª Etapa: Dicas para uma boa interpretação de texto

Para adquirir a habilidade de uma boa interpretação de texto, é necessário muita leitura e treino. Selecionamos algumas dicas para você colocar em prática e adquirir essa habilidade.

Dica 1 – Comece a leitura sublinhando as ideias principais do texto, selecionando algumas palavras centrais e destacando-as ao lado. Ao longo da leitura, faça pequenos resumos dos parágrafos ou do capítulo utilizando essas palavras. Assim, quando precisar iniciar um texto, poderá usar esses resumos como início da dissertação.

Dica 2 – Atente-se aos gráficos e tabelas, muitos vestibulares cobram isso com frequência. Saber interpretar dados é fundamental para desenvolver uma boa argumentação no texto; circule nomes, ano de publicação e dados com alterações expressivas, pois podem revelar maiores detalhes do texto.

Dica 3 – Utilize um dicionário quando encontrar palavras desconhecidas. Anote em um caderno e revise com frequência. Você verá que com o tempo seu vocabulário crescerá, melhorando sua escrita e seu entendimento.

Dica 4 – Leia com atenção, em um ambiente silencioso e sem interferências eletrônicas. Dedique-se ao texto por pelo menos 40 minutos; para assimilar a mensagem é necessário foco e atenção.

Dica 5 – Leia notícias, escute podcasts, informe-se sobre o que está acontecendo ao seu redor e no mundo, assim, você terá um grande repertório de assuntos e diferentes pontos de vista. Para uma boa interpretação de texto é necessário mobilizar todo conhecimento possível.

4 Habilidades para interpretação de texto. Acesso em: 18/05/2020.

10 dicas para não errar! Acesso em: 18/05/2020.

5ª Etapa: Exercícios

Teste o que aprendeu até aqui. As respostas estão no final do material.

1) (Enem-2017)

Anúncio contendo, à direita, a foto de um menino abraçado a um livro. À esquerda, há o texto:

Os textos publicitários são produzidos para cumprir determinadas funções comunicativas. Os objetivos desse cartaz estão voltados para a conscientização dos brasileiros sobre a necessidade de:

a) as crianças frequentarem a escola regularmente.
b) a formação leitora começar na infância.
c) a alfabetização acontecer na idade certa.
d) a literatura ter o seu mercado consumidor ampliado.
d) as escolas desenvolverem campanhas a favor da leitura.

2) (Vunesp – 2014)

A vida dá voltas

Sou um tipo meio fatalista. Acho que a vida dá voltas. Um amigo meu, Luís, casou-se com Cláudia, uma mulher egoísta. Ele era filho único, de mãe separada e sem pensão. Durante algum tempo, a mãe de Luís foi sustentada pelo próprio tio, um solteirão. Quando este faleceu, começaram as brigas domésticas: Cláudia não admitia que Luís desse dinheiro à mãe. Ele era um rapaz de classe média. Por algum tempo, arrumou trabalhos extras para ajudar a idosa.

Convencido pela esposa, ele mudou-se para longe. Visitava a mãe uma vez por ano. Para se livrar da questão financeira, Luís convenceu a mãe a vender o apartamento. Durante alguns anos, ela viveu desse dinheiro. Muitas vezes, lamentava a falta do filho, mas o que fazer? Luís, sempre tão ocupado, viajando pelo mundo todo, não tinha tempo disponível. Na casa da mãe, faltou até o essencial. E ela faleceu sozinha.

O tempo passou. Hoje, Luís, antes um profissional disputado, está desempregado. Foi obrigado a se instalar com a família na casa dos sogros, onde é atormentado diariamente. A filha de Luís e Cláudia cresceu e saiu de casa. Quer seguir seu próprio rumo!

Luís não tem renda, nem bens. Está quase se divorciando. Ficou fora do mercado de trabalho. O que vai acontecer? A filha cuidará dele? Tenho dúvidas, porque ele não a ensinou com seu próprio exemplo.

A vida é um eterno ciclo afetivo. Em uma época todos nós somos filhos. Em outra, tornamo-nos pais: é a nossa vez de cuidar de quem cuidou de nós.

(Walcyr Carrasco. Revista Veja. Acesso em: 30/12/2013. Adaptado)

Considerando o último parágrafo do texto, pode-se afirmar que a relação entre pais e filhos deve ser baseada:
a) no medo.
b) na persistência.
c) na expectativa.
d) na esperança.
e) na troca.

3- (UEA – 2017) Leia o trecho de Quincas Borba, de Machado de Assis:

E enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor; é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo cansativo; mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas1, soluços e sarabandas2, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida.
(Quincas Borba, 1992.)

1 polca: tipo de dança.
2 sarabanda: tipo de dança.

De acordo com o narrador,
a) os erros do passado não afetam o presente.
b) a existência é marcada por antagonismos.
c) a sabedoria está em perseguir a felicidade.
d) cada instante vivido deve ser festejado.
e) os momentos felizes são mais raros que os tristes.

4) (Enem-2012)

Charge de uma família de 10 pessoasdentro de uma rede velha. O pai diz:

O efeito de sentido da charge é provocado pela combinação de informações visuais e recursos linguísticos. No contexto da ilustração, a frase proferida recorre à:

a) polissemia, ou seja, aos múltiplos sentidos da expressão “rede social” para transmitir a ideia que pretende veicular.
b) ironia para conferir um novo significado ao termo “outra coisa”.
c) homonímia para opor, a partir do advérbio de lugar, o espaço da população pobre e o espaço da população rica.
d) personificação para opor o mundo real pobre ao mundo virtual rico.
e) antonímia para comparar a rede mundial de computadores com a rede caseira de descanso da família.

Aqui você poderá acessar essas e outras questões sobre interpretação de texto. Acesso em: 18/05/2020.

Respostas

1) b) a formação leitora começar na infância.

A partir da análise e leitura do cartaz é possível entender sua mensagem principal: a importância da leitura na educação infantil.

2) e) na troca.

Considerando o último parágrafo do texto, o autor deixa claro que a vida é um ciclo, onde um dia nossos pais são os cuidadores e, no outro, somos nós que assumimos esse papel. Assim, temos expressa a ideia de retribuição, de troca.

3) b) a existência é marcada por antagonismos.

A partir da leitura do trecho de Quincas Borba, fica claro que a vida é marcada por diferentes antagonismos ou oposições (chora e ri), e isso é o que denota seu equilíbrio.

4)  a) polissemia.

Observamos múltiplos sentidos da expressão “rede social” para transmitir a ideia que pretende veicular.

Arquivos anexados

  1. Roteiro de estudos_ Interpretação textual

Tags relacionadas

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.