Conteúdos

Este roteiro de estudos aborda as guerras travadas entre o Império Persa e as cidades-Estado gregas na Antiguidade, que ficaram conhecidas como Guerras Médicas, bem como de que forma esses conflitos afetaram a história de duas grandes civilizações antigas.

  • Guerras Médicas
  • Guerras Greco-Pérsicas
  • Antiguidade.

Objetivos

Compreender o que foram as guerras entre gregos e persas durante a Antiguidade, identificando as causas dos conflitos e as suas consequências.

Estude também

Estudar em casa: Napoleão Bonaparte e a era napoleônica

Estudar em casa: entenda as cruzadas

Palavras-chave:

Guerras Médicas. Guerras Greco-Pérsicas. Antiguidade ocidental. Mundo grego. Antiguidade oriental. Império Persa.

1ª Etapa: Introdução ao tema

Faça a leitura dos artigos indicados, com o objetivo de compreender mais profundamente o que foi o Império Persa, qual a sua dimensão e qual a sua importância para a Antiguidade Oriental, assim como quais os motivos que levaram as cidades-Estado gregas a se unirem em guerra contra ele. Atente-se para as diferenças e semelhanças entre as configurações sociais e políticas das sociedades analisadas.

Nesta primeira etapa, é importante compreender a configuração territorial da Antiguidade, especialmente no que diz respeito aos impérios que se localizavam na região do Mar Mediterrâneo. Sugerimos, ainda, observar o papel cumprido por esse mar, no sentido de conectar os impérios do Ocidente e do Oriente, por meio do comércio marítimo, bem como realizando intercâmbio de culturas e de pessoas. Os impérios do Ocidente e do Oriente disputaram os territórios ao redor do Mar Mediterrâneo, justamente em razão de sua localização estratégica.

2ª Etapa: Conflitos entre gregos e persas

Realize a leitura do artigo indicado e assista à videoaula relacionada a esta etapa.

Aqui, é importante compreender que não se trata apenas de um conflito entre gregos e persas, mas de uma série deles. Para entender melhor os acontecimentos, faça os seguintes questionamentos:

● Qual o principal ou os principais motivos para o conflito?
● Quem foram os atores envolvidos?
● Quando e onde esses conflitos se desenvolveram?
● Como esses conflitos foram encerrados e quais as suas consequências? O que mudou no mundo antigo do Ocidente e do Oriente após o fim das batalhas?

A partir das respostas para esses questionamentos, é possível direcionar seus estudos para a compreensão desse episódio da História Antiga. É importante compreender as motivações comerciais e de dominação político-cultural que estavam envolvidas nas disputas entre os dois povos do Ocidente e Oriente.

3ª Etapa: Sistematização

Ao finalizar os estudos, é importante que você organize o que aprendeu ao longo desse processo. Para isso, sugerimos duas atividades de sistematização que podem ajudá-lo:

1) Fichamento dos textos: releia os artigos indicados para cada uma das etapas e realize um fichamento. No link indicado para esta etapa, há uma explicação sobre o que é e como fazer um fichamento. Dessa forma, você terá as principais informações sobre o tema estudado sistematizadas em fichas, que poderão ser consultadas futuramente para rever o conteúdo.

2) Mapa mental: construa um mapa mental sobre as Guerras Médicas, destacando as principais características do período. No link indicado para esta etapa, há uma explicação sobre como construir um bom mapa mental.

Roteiro de estudos elaborado pela professora Júlia Bittencourt.
Coordenação pedagógica: prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge

Materiais Relacionados

Indicações de leitura:
● LEFÈVRE, François. História do mundo grego antigo. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
● Histórias – Heródoto.

Indicação de filme:
● 300. Ano: 2006

Etapa 1: Império Persa e mundo grego

A Civilização Persa
Acesso em: 17 de novembro de 2021.

Civilização Grega
Acesso em: 17 de novembro de 2021.

Etapa 2: Guerras Greco-Pérsicas

Artigos – Guerras Médicas
Acesso em: 17 de novembro de 2021.
Infoescola
Acesso em: 17 de novembro de 2021.

Videoaula
Acesso em: 17 de novembro de 2021.

Etapa 3: Sistematização

O que é e como fazer um fichamento
Acesso em: 17 de novembro de 2021.

Como fazer um mapa mental
Acesso em: 17 de novembro de 2021.

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.