Conteúdos

Este é um roteiro de estudos de biologia que traz alguns conceitos básicos sobre a gametogênese, processo de diferenciação celular realizado por algumas células eucariontes, que dá origem aos gametas. Aborda, ainda, de forma sucinta, a fecundação, os processos de divisão celular (mitose e meiose), a ploidia celular, a variabilidade genética, as mutações e as alterações cromossômicas. O material é composto por sugestões de vídeos, textos, atividades práticas, questões reflexivas (para orientá-los(as) nos estudos) e exercícios comentados, para que você teste seus conhecimentos.

● Características da gametogênese;
● Espermatogênese; e
● Ovogênese.

Objetivos

● Reconhecer a importância da gametogênese para a reprodução sexuada;
● Relacionar a gametogênese com a meiose; e
● Caracterizar e diferenciar as fases da espermatogênese e da ovogênese.

Estude também:

Estudar em casa: célula eucarionte animal e suas organelas

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Palavras-chave:

Gametogênese. Espermatogênese. Ovogênese.

Proposta de trabalho:

O objetivo deste roteiro é auxiliar nos estudos, seja em casa ou em outro ambiente. Nesse sentido, apresenta um percurso com textos-base e algumas propostas de atividades, trazendo, no final, outros textos e vídeos que podem ajudar a compreender melhor o tema em questão.
Não é necessário fazer todas as etapas, ler todos os textos ou assistir a todos os vídeos, mas as questões norteadoras, bem como as subquestões que advém delas, ajudam na captação integral do conteúdo, assim como dos principais conceitos.

Leia os textos propostos, buscando as respostas para cada uma das perguntas. Se aparecerem mais dúvidas ao longo da leitura, aproveite para fazer anotações em seu caderno e aprofundar sua pesquisa. Após as leituras de cada um dos textos, escreva um parágrafo resumindo seu aprendizado.

1ª Etapa: Gametogênese

Pergunta norteadora:
Como são formados os gametas?

A gametogênese é um processo muito importante para compreendermos a reprodução sexuada, bem como a participação dos gametas nesse tipo de reprodução e suas contribuições com a variabilidade genética, a partir da fecundação e mistura dos materiais genéticos presentes nos gametas. Essa variabilidade é importante tanto para a biodiversidade dos seres vivos quanto para termos indivíduos diferentes e únicos pertencentes a uma mesma espécie. Esse processo é, portanto, fundamental para a evolução dos seres vivos.

Leia o texto “O que são células germinativas?”
Acesso em 19 de maio de 2022.

A partir da leitura, responda às seguintes perguntas:

1) O que são células germinativas?
2) O que é a fecundação? Qual célula é formada ao final desse processo?
3) Como a mitose está envolvida no processo de gametogênese? Qual sua importância para esse processo?
4) Como a meiose está envolvida no processo de gametogênese? Qual sua importância para esse processo?
5) O que é mutação? Quais as consequências desse acontecimento, caso ocorra nas células germinativas?
6) Quais as contribuições das células germinativas para a evolução?

2ª Etapa: Espermatogênese

(crédito: reprodução/ Biologia Net) Acesso em 19 de maio de 2022.

Pergunta norteadora:
Qual o processo de formação, desenvolvimento e especialização dos espermatozoides?

A produção de espermatozoides se inicia quando o indivíduo atinge a puberdade, e pode ser mantida durante toda a sua vida. Um jovem adulto chega a produzir de 100 a 200 milhões de espermatozoides diariamente, armazenados no epidídimo, havendo um declínio na produção diária após os 45 anos. Uma ejaculação humana tem um volume de 2 a 5 mL, com 50 a 500 milhões de espermatozoides (em média, 200 milhões).

Leia o texto “Espermatogênese – Toda matéria”, disponível no seguinte link
Acesso em 19 de maio de 2022.

A partir do texto sugerido acima, responda às seguintes perguntas:

1) Defina espermatogênese.
2) Onde esse processo acontece?
3) Quais as condições ideais para que ele ocorra?
4) Quais as fases da espermatogênese?
5) Indique os principais eventos de cada fase.
6) Qual a ploidia da célula que dá início a espermatogênese?
7) Qual a ploidia dos espermatozoides, formados ao seu final? Qual processo de divisão celular permite que isso ocorra?
8) Quais as características dos espermatozoides?

Para saber mais, assista ao vídeo:
Spermatogenesis – Julia Lerner
Acesso em 19 de maio de 2022.

3ª Etapa: Ovogênese

(crédito: reprodução/ Pinterest) Acesso em 19 de maio de 2022

Perguntas norteadoras:

Como e quando são formados os gametas femininos?
Quais suas semelhanças e diferenças com a formação dos espermatozoides?

Como você pôde estudar na etapa anterior, os espermatozoides são formados ao final de um processo conhecido como espermatogênese, que ocorre com os homens a partir do momento em que entram na puberdade. Nesse processo, a célula germinativa que deu origem aos espermatozoides passa pelos dois processos de divisão celular e por uma especialização para torná-los móveis, garantindo que desenvolvam todas as características tão peculiares a essas células. Porém, apesar de algumas semelhanças, o processo de formação dos gametas femininos, a ovogênese, possui algumas peculiaridades, bem como o próprio ovócito secundário (célula formada ao final desse processo).

Leia o seguinte texto: “Ovogênese”
Acesso em 19 de maio de 2022.

A partir do texto sugerido acima, responda às seguintes perguntas:

1) Defina ovogênese.
2) Quais são as 3 etapas básicas desse processo? Caracterize, sucintamente, cada uma delas.
3) Quando ocorre a meiose I na ovogênese?
4) Em qual etapa desse processo de divisão celular, a meiose I é inibida?
5) Quando tem início a meiose II?
6) Quantas células são formadas ao final desse processo?
7) Quais são as características dos ovócitos secundários?
8) Cite 3 semelhanças e 3 diferenças entre os processos de espermatogênese e ovogênese.

Para saber mais, assista ao vídeo:

Oogenesis – Science for students
Acesso em 19 de maio de 2022.

4ª Etapa: Cheque seus conhecimentos

Realizar questões de vestibular é um excelente exercício durante o estudo autodirigido. Abaixo, temos alguns exemplos de questões sobre o tema estudado.

1. O esquema representa a espermatogênese humana, processo no qual, a partir de divisões e diferenciações celulares, serão produzidos os espermatozóides que darão origem aos indivíduos da geração seguinte.

Pode-se dizer que:
a) a seta de número 1 indica mitose.
b) a célula A é chamada de espermátide.
c) nas células B, cada cromossomo tem duas cromátides.
d) a partir da puberdade, ocorrem apenas os eventos representados pelas setas de números 2 e 3.
e) as células A, B e C são haploides.

Gabarito: C

2. UMA CÉLULA QUE MUDOU DE TIME

O biólogo Jerry Borges relata um surpreendente resultado obtido por cientistas da Universidade de Guelph, no Canadá: eles mostraram que gametas femininos podem ser formados a partir de células da pele. Publicado na Nature Cell Biology, o estudo desafia um pilar da biologia do desenvolvimento. (Fonte: Ciência Hoje online, 21 de abril de 2006.)

Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) A técnica descrita poderia ser útil para a produção de gametas em mulheres que não possuem ovários.
b) Os gametas femininos originados de células da pele de um mesmo indivíduo devem apresentar um mesmo patrimônio genético.
c) O sucesso do processo descrito dependeu da indução de meiose em uma célula somática.
d) Em condições normais, as crianças do sexo feminino apresentam, em seus ovários, ovócitos no início da primeira divisão meiótica.

Gabarito: B

3. O trecho abaixo foi extraído do artigo “Desencontros sexuais”, de Drauzio Varella, publicado na Folha de S. Paulo, em 25 de agosto de 2005.

Nas mulheres, em obediência a uma ordem que parte de uma área cerebral chamada hipotálamo, a hipófise libera o hormônio FSH (hormônio folículo estimulante), que agirá sobre os folículos ovarianos, estimulando-os a produzir estrogênios, encarregados de amadurecer um óvulo a cada mês. FSH e estrogênios dominam os primeiros 15 dias do menstrual com a finalidade de tornar a mulher fértil, isto é, de preparar para a fecundação uma das 350 mil células germinativas com as quais nasceu.

O trecho faz referência a um grupo de células que a mulher apresenta ao nascer. Essas células são:
a) ovogônias em início de meiose, presentes no interior dos folículos ovarianos e apresentam 23 cromossomos.
b) ovócitos em início de meiose, presentes no interior dos folículos ovarianos e apresentam 46 cromossomos.
c) ovócitos em fase final de meiose, presentes no interior de folículos ovarianos e apresentam 23 cromossomos.
d) óvulos originados por meiose, presentes na tuba uterina e apresentam 23 cromossomos.
e) ovogônias em início de meiose, presentes na tuba uterina e apresentam 46 cromossomos.

Gabarito: B

4. Analise as oito informações seguintes, relacionadas com o processo reprodutivo.

I. A união de duas células haplóides para formar um indivíduo diplóide caracteriza uma forma de reprodução dos seres vivos.
II. O brotamento é uma forma de reprodução que favorece a diversidade genética dos seres vivos.
III. Alguns organismos unicelulares reproduzem-se por meio de esporos.
IV. Gametas são produzidos pela gametogênese, um processo que envolve a divisão meiótica.
V. Brotamento e regeneração são processos pelos quais novos indivíduos são produzidos por meio de mitoses.
VI. Fertilização é um processo que não ocorre em organismos monoicos.
VII. A regeneração de um pedaço ou secção de um organismo, gerando um indivíduo completo, não pode ser considerada uma forma de reprodução.
VIII. Gametas são produzidos a partir de células somáticas.

a) Elabore um quadro com duas colunas. Relacione, em uma delas, os números, em algarismos romanos, correspondentes às afirmações corretas que dizem respeito à reprodução assexuada; na outra, os números correspondentes às afirmações corretas relacionadas à reprodução sexuada.

b) Qual a maior vantagem evolutiva da reprodução sexuada? Que processo de divisão celular e que eventos que nele ocorrem contribuem para que essa vantagem seja promovida?

Gabarito:
a) Assexuada: III e V; Sexuada: I e IV
b) A maior vantagem da reprodução sexuada é promover variabilidade genética nos descendentes; sobre essas variações individuais atua a seleção natural. O processo de divisão celular que contribui para isso é a meiose, por meio da segregação dos cromossomos homólogos e do crossing-over, eventos promotores de recombinação genética.

5. Com relação à reprodução humana, marque a alternativa correta.
a) Indivíduos vasectomizados têm os ductos seminíferos seccionados, o que impede a passagem dos espermatozoides.
b) Na criptorquidia, a temperatura do local onde os testículos se alojam é maior que a ideal para a espermatogênese, o que leva à esterilidade masculina.
c) A fecundação, que em condições normais acontece na cavidade uterina dois dias antes da nidação, depende da ação de enzimas hidrolíticas.
d) Os ovários localizam-se atrás do útero. Para a produção constante de ovócitos, é necessário que os ovários estejam 2ºC abaixo da temperatura abdominal.

Gabarito: B

6. Suponha que na espermatogênese de um homem ocorra não-disjunção dos cromossomos sexuais na primeira divisão da meiose, isto é, que os cromossomos X e Y migrem juntos para um mesmo pólo da célula. Admitindo que a meiose continue normalmente,

a) qual será a constituição cromossômica dos espermatozoides formados nessa meiose, no que se refere aos cromossomos sexuais?
b) quais serão as possíveis constituições cromossômicas de crianças geradas pelos espermatozoides produzidos nessa meiose, no caso de eles fecundarem óvulos normais?

Gabarito:
a) Metade dos espermatozoides formados conterá os cromossomos X e Y e a outra metade não apresentará cromossomos sexuais.
b) As crianças geradas poderão apresentar as seguintes constituições cromossômicas: XXY (óvulo normal com cromossomo X, fecundado por espermatozoide XY) e XO (óvulo normal fecundado por espermatozoide sem cromossomo sexual)

7. A perpetuação da vida em nosso planeta deve-se à característica mais típica dos seres vivos: sua capacidade de se reproduzir. Sobre os mecanismos de reprodução, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Os gametas são formados por divisão meiótica; a gametogênese feminina dá origem a quatro óvulos e a gametogênese masculina dá origem a quatro espermatozoides.
02. A reprodução assexuada dá origem a clones de um indivíduo e pode ser observada em bactérias, algas, fungos, plantas e animais.
04. A reprodução assexuada dá origem a clones de um indivíduo e só acontece em bactérias, algas e fungos.
08. A reprodução sexuada é importante porque promove a variabilidade genética da descendência. 16. A clonagem de seres vivos é uma técnica muito recente, que só pôde ser concretizada com o avanço da biotecnologia.
32. Gêmeos monozigóticos podem ser considerados clones um do outro.
64. A fertilização in vitro (técnica para a formação de bebês de proveta) é um tipo de clonagem.

Gabarito: 42, sendo: 01- F 02-V 04-F 08-V 16-F 32-V 64-F.

8. Com relação à gametogênese humana, a quantidade de DNA:
I. do óvulo é a metade da presente na ovogônia.
II. da ovogônia equivale à presente na espermatogônia.
III. da espermatogônia é a metade da presente no zigoto.
IV. do segundo corpúsculo polar é a mesma presente no zigoto.
V. da espermatogônia é o dobro da presente na espermátide.

São afirmativas corretas apenas:
a) I e II
b) IV e V
c) I, II e V
d) II, III e IV
e) III, IV e V

Gabarito: C.

Exercícios disponíveis em Projeto Medicina.
Acesso em: 19 de maio de 2022.

Roteiro de estudos elaborado pela Professora Drª. Nathalie Lousan.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

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