Conteúdos
Este roteiro de estudos traz informações sobre a vida e obra da escritora Alicia Giménez-Bartlett.
Objetivos
- Biografia de Alicia Giménez-Bartlett;
- Prêmios de Alicia Giménez-Bartlett; e
- Proposta de fixação.
Conteúdos / Objetos do conhecimento:
- A vida de Alicia Giménez-Bartlett;
- A obra de Alicia Giménez-Bartlett; e
- Proposta para fixação do conteúdo.
Palavras-chave:
Língua espanhola. Literatura. Alicia Giménez-Bartlett.
Proposta de trabalho:
Este roteiro de estudos busca fornecer aos alunos conhecimento sólido sobre a vida e a obra de Alicia Giménez-Bartlett.
1ª Etapa: Alicia Giménez-Bartlett: biografia

Alicia Giménez-Bartlett nasceu em Almansa, na Espanha, em 1951, e vive em Barcelona desde 1975. Formou-se em Literatura e Filologia Moderna pela Universidade de Valência e, anos depois, obteve o doutorado em Literatura. Atuou como professora dessa disciplina por treze anos, período após o qual pôde dedicar-se integralmente à escrita, favorecida pelo sucesso de suas obras.
Em 1981, recebeu uma bolsa do Ministério da Cultura que lhe permitiu escrever um ensaio sobre o escritor espanhol Gonzalo Torrente Ballester. Seu primeiro romance, “Exit”, foi publicado na Espanha em 1983.
Nos anos 1990, criou a personagem Petra Delicado, uma inspetora que se tornaria protagonista de uma série de romances policiais. O sucesso dessas obras levou a escritora à ampla projeção e reconhecimento. Em 1999, estreou uma série de televisão baseada nas aventuras de Petra Delicado, composta por 13 episódios.
2ª Etapa: Prêmios
Em 1997, Alicia Giménez-Bartlett recebeu o Prêmio Lumen para Mulheres, pelo romance “Una habitación ajena”, obra na qual retrata a vida de Virginia Woolf e de sua governanta, Nelly Boxal, evidenciando as diferenças entre as duas mulheres. Em 2011, foi agraciada com o 67º Prêmio Nadal, pelo romance “Donde nadie te encuentra” (Onde ninguém te encontra), baseado na vida real de Teresa Pla — também conhecida como Florencio Pla —, uma maquiadora hermafrodita que foi detida e encarcerada na década de 1960. Essa obra também lhe rendeu outros reconhecimentos, como o Prêmio Cidade de Cartagena de Romances Históricos (2010) e o Prêmio Cultura da Comunidade de Madri (2011), na categoria Literatura.
Em 2015, a autora recebeu diversos prêmios, entre eles o Prêmio Carvalho, concedido pelo festival de romance policial Barcelona Negra, em reconhecimento por ter renovado o romance policial espanhol ao oferecer uma perspectiva feminina e feminista pioneira nesse gênero.
3ª Etapa: Obras de Alicia Giménez-Bartlett
- Ritos de muerte (2009)
- Donde nadie te encuentre (2011)
- Serie Petra Delicado (Pack) (2013)
- Día de perros (2013)
- Crímenes que no olvidaré (2015)
- Hombres desnudos (2015)
- Mi querido asesino en serie (2017)
- Sin muertos (2020)
- Mensajeros de la oscuridad (2020)
- Un barco cargado de arroz (2020)
- El silencio de los claustros (2021)
- La mujer fugitiva (2024)
- Una buena pieza (2025)
4ª Etapa: Proposta para fixação do conteúdo
A proposta de fixação deste roteiro consiste em apresentar uma escritora brasileira que também trabalha com romances criminais, mas que aborda histórias ambientadas no contexto do Brasil. O objetivo é estabelecer uma comparação com a autora estudada neste roteiro, Alicia Giménez-Bartlett.
Para isso, foi escolhida uma escritora brasileira de grande relevância para sua pesquisa, a fim de ampliar o repertório e colocar a proposta em prática: Ilana Casoy. Ela é criminóloga, escritora e reconhecida como a maior especialista em assassinos em série do Brasil.
REFERÊNCIAS
- Alicia Giménez Bartlett – Planeta de Libros
Acesso em: 23 de dezembro de 2025.
- Alicia Giménez Bartlett – Amazon
Acesso em: 23 de dezembro de 2025.
Roteiro de estudos elaborado pela Professora Tayná Rosa.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Crédito da imagem: The Good Brigade – Getty Images