No contexto da pandemia de covid-19, com a suspensão das aulas presenciais e, consequentemente, o distanciamento entre os alunos e professores, surgiu a Rádio de Bitita, um podcast criado na Escola Municipal Espaço de Bitita, como é conhecida a EMEF Infante Dom Henrique, pela própria comunidade escolar.

O podcast é feito com ferramentas simples, muitas vezes apenas com o celular e softwares de edição gratuitos. Segundo os criadores, o objetivo é fazer um material de qualidade que discuta temas importantes e atraia a participação dos alunos. “A gente entende as necessidades dos nossos estudantes e a partir daí elabora as pautas”, explica o professor Rodrigo Ferrari.

Whatsapp e tocadores de podcast

Assim, os episódios são disponibilizados em grupos de WhatsApp e em todos os tocadores de podcast para quem quiser ouvir, seja da comunidade escolar ou de fora dela. No vídeo, os professores falam sobre essa experiência e dão algumas dicas para outros educadores que desejem começar um trabalho semelhante em seu ambiente escolar.

Em dois anos e mais de 40 episódios, o podcast amadureceu muito em seu formato, conteúdo e edição. Em 2021, foi um dos vencedores do Prêmio Paulo Freire e do Prêmio Educação em Direitos, ambos da prefeitura de São Paulo. Com os recursos das premiações, a escola está construindo um estúdio próprio para a gravação.

Localizada no bairro do Canindé, território onde viveu a escritora Carolina Maria de Jesus, a escola, que atende estudantes de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), luta há anos para mudar o nome. Bitita foi o apelido carinhoso de Carolina, daí a homenagem a autora.

Veja mais:

Educomunicação: projeto audiovisual Henfilmes estimula autonomia de estudantes

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Aulas de reforço de matemática facilitam aprendizado com exemplos do cotidiano

Como implementar a monitoria aluno-aluno na escola?

“Lojinha” na escola ensina conceitos de economia a partir do cotidiano dos alunos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.