Os primeiros passos de um empreendedor na hora de executar um projeto podem definir o sucesso de sua iniciativa. É nessa hora que toda a preparação e os conhecimentos adquiridos previamente fazem a diferença. Mas onde encontrar ferramentas úteis e informações para se preparar e se manter atualizado sobre tendências, cursos, mercado e projetos que deram certo ou fracassaram? O Instituto Claro preparou uma lista de portais e blogs que oferecem conteúdos úteis para quem quer tirar um projeto da gaveta na hora de se lançar no mercado. Confira:

Ashoka: O foco de atuação da Ashoka é o empreendedorismo social. Através de uma rede colaborativa formada por empreendedores de diversos países, desenvolve e dissemina práticas empreendedoras que impactam na sociedade. O portal brasileiro da organização tem formato de blog e traz notícias atualizadas e as ações que realiza ou nas quais está envolvida. Não raramente apresenta também histórias inspiradoras sobre a realização de projetos de empreendedores sociais, cujos perfis podem ser pesquisados na ferramenta de busca virtual aberta a qualquer internauta.

Cenn: O Portal do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV oferece diversas informações e material de apoio para quem deseja investir em uma formação que reforce o espírito empreendedor. No endereço, há dicas de cursos, oportunidades de estágio em startups, notícias, publicações disponíveis para download e muito mais.

Cietec: O portal de uma das maiores incubadoras de tecnologia do Brasil, localizada na USP, possibilita que o internauta pesquise informações e editais relacionados a um setor específico. As informações e os eventos voltados aos jovens empreendedores, principalmente os universitários, são o foco das notícias.

Empreendecast: O empreendedorismo é apresentado em podcasts produzidos por um coletivo de 12 integrantes. Os áudios têm cerca de 60 minutos, contam com a participação de especialistas reconhecidos pelo mercado e estão disponíveis gratuitamente em MP3 ou para download. Uma maneira rápida de se atualizar sobre esse universo.

Endeavor: A entidade que incentiva práticas empreendedoras em diversas frentes tem por objetivo estimular o empreendedorismo de alto impacto como uma forma de desenvolver oportunidades. O portal da Endeavor está em reformulação, mas algumas funcionalidades estão em atividade, como a videoteca e a agenda de eventos. O site novo deve ser lançado no final de maio e trará textos e vídeos sobre o universo do empreendedorismo, uma ferramenta que ajudará o empreendedor a saber como e onde captar recursos, além de uma rede social voltada para empreendedores, que incentivará a troca de experiências entre eles.

Plano de Negócios: O site mantido pelo professor José Dornelas traz ferramentas úteis para a execução de projetos, a exemplo dos planos de negócios, pesquisas de mercado e estudos de caso. Também traz notícias relevantes desse universo atualizadas e oferece atividades interativas, como o “Avalie esta ideia” e o “Venda o seu Peixe”.

Sebrae: Portal de abrangência nacional da entidade que estimula o empreendedorismo por meio de capacitação, cursos e outras atividades, como a Feira do Empreendedor, entre outros. No endereço virtual, há notícias e reportagens em texto, áudio e vídeo. Além da face informativa, o site também apresenta bastante serviço. Na home, o internauta pode acessar a lista de cursos gratuitos online e ainda o programa Negócio Certo, cuja proposta é oferecer autoatendimento às pessoas que buscam orientações práticas para implementar ou avaliar suas estratégias.

Startupi: Blog fundado em 2008, tem como proposta trazer o universo das startups para o cenário nacional. Oferece aos internautas informações úteis sobre capital de risco, incubadoras e abre bastante espaço para destacar, em textos, ações dos empreendedores que buscam a inovação.

Outra opção para ficar por dentro das discussões sobre empreendedorismo é através do Twitter. Veja ao lado alguns perfis de entidades que frequentemente destacam o tema em tuítes que valem a pena ser conferidos.

Quer indicar outros sites, blogs ou perfis? Deixe comentário aqui no portal ou post no nosso Twitter usando a hashtag #institutoclaro.


0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

13 dicas para criar uma peça de teatro com os alunos

Professores recomendam trabalhar com jogos, improvisações, literatura e música no processo criativo

Como ensinar ginástica na educação física escolar?

Professoras indicam 8 possibilidades para desenvolver com alunos do ensino fundamental

11 formas de acolher o aluno com síndrome de Tourette

Ambiente inclusivo evita que estudantes sofram com bullying e dificuldades de aprendizagem

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.