Mestre em Ensino de Física pelo Cefet-RJ e professor da mesma disciplina no Colégio Pedro II, Sérgio Lima foi um dos palestrantes do 2º Congresso de Tecnologia Educacional Aplicada à Sala de Aula, evento que reuniu, em Brasília, no início de junho, profissionais interessados em discutir as novas tecnologias no ambiente escolar.

Durante a apresentação que foi guiada pelo tema “Blogs em Educação: Ruptura ou Mais do Mesmo”, Sérgio Lima deu algumas dicas sobre como potencializar os resultados pedagógicos quando se utiliza o blog como local de publicação e discussão entre alunos e professores. Ao Instituto Claro, ele ainda falou sobre o livro “Blogs, Wikis, Podcasts and Other Powerful Web Tools for Classrooms”, o qual, segundo o educador, pode ajudar os profissionais a entenderem melhor a utilização dessas tecnologias.

“O livro basicamente descreve o uso [de blogs] nos contextos [escolares] e foca a realidade dessa utilização nos Estados Unidos. Mas se fizermos um filtro e excluirmos aquilo que está muito distante da gente, é possível aproveitar bastante coisa da obra”, afirma Sérgio Lima, que ainda destaca: “Também há indicações de onde podemos encontrar bons softwares para a área educacional”.

Entre os ensinamentos transmitidos por Will Richardson em seu livro, o professor de física cita ainda a relevância do trecho que explica a importância de produzir carta de autorização direcionada aos pais de alunos antes de se concretizar a publicação de blogs que visam o aprendizado colaborativo na sala de aula.

Talvez Você Também Goste

Fábula “João e Maria” permite debater alimentação saudável em ciências

Reconto inspira sequência didática e experimentos com vitaminas e açúcares no ensino fundamental

Como ensinar geografia combinando rosa dos ventos com futsal e hip hop?

Atividades relacionam direções geográficas com sequências de movimentos e permitem trabalhar a orientação espacial

Conheça 8 dicas para promover a educação musical de alunos autistas

Professores compartilham experiências em aulas inclusivas que integram estudantes neurotípicos e com TEA

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.