Renomado autor literatura infantojuvenil no Brasil, Pedro Bandeira (1942) é famoso por livros como “A marca de uma lágrima” (1985), “O fantástico mistério de Feiurinha” (1986) e pela série “Os Karas”, composta pelas obras “A droga da obediência” (1984), “Pântano de sangue” (1987), “Anjo da morte” (1988), “A droga do amor” (1993), “Droga de americana!” (1999) e “A droga da amizade” (2014).

“Com escrita cativante e narrativas estimulantes, ele é um ótimo autor para adentrar crianças e adolescentes no universo da leitura. Além disso, sua importância se encontra no fato de ele disparar reflexões éticas, como em “Anjo da morte”, sociais e emocionais que percorrem nossa existência”, destaca a doutora em letras Rosiane Cristina de Souza.

Souza aponta como outro tema central das suas obras as relações de amizade. “Dentro delas, o autor explora os benefícios de trabalho em grupo e da cooperação, por exemplo”.

Para a mestra em língua portuguesa e professora da rede municipal de João Câmara (RN) Eliane de Fretas Oliveira, a obra de Pedro Bandeira aborda a questão da subjetividade do adolescente, incentivando o jovem a se reconhecer como agente de transformação social. “Seus personagens costumam ser protagonistas, valorizando a democracia, o pensamento crítico e o humor. Para os jovens, é importante autores que reconheçam seu protagonismo”, analisa.

Livros para cada etapa de ensino

Para os anos iniciais do ensino fundamental, Oliveira recomenda “O fantástico mistério de Feiurinha”. “Como atividade, podemos trabalhar com os alunos a reinterpretação de contos de fada”, adiciona.

Para os anos finais do ensino fundamental, Oliveira indica “A marca de uma lágrima”. “Eu já pedi que os alunos escrevessem um novo capítulo, pois eles demonstraram interesse em ir além da leitura da obra. A proposta teve como objetivo trabalhar a escrita e a leitura de forma integrada, desenvolvendo a criatividade, a interpretação textual e a produção escrita”, destaca.

Já a série “Os Karas” pode ser utilizada nos anos finais ensino fundamental e no ensino médio como leitura reflexiva, como aponta Souza.  “Os alunos podem promover debates sobre os assuntos abordados nos livros ou fazer produções artísticas”, orienta.

“A partir da leitura, esse público pode também desenvolver a escrita e reflexões críticas. Quando lemos, vemo-nos refletidos na obra e nos sentimos como as personagens do livro, o que nos ajuda a refletir sobre nós mesmos”, conclui Souza.

Livros de Pedro Bandeira que podem ser apresentados aos estudantes:

  • A marca de uma lágrima (1985)
    A adolescente Isabel vive um amor não correspondido pelo primo Cristiano, para quem escreve cartas românticas assinadas com o nome de sua melhor amiga, Rosana, por quem Cristiano é apaixonado. Enquanto isso, nota o afeto de Fernando, amigo sempre presente.
  • O fantástico mistério de Feiurinha (1986)
    Narra a busca de famosas princesas pela desaparecida princesa Feiurinha, que sumiu após seu conto não ser escrito.
  • A droga da obediência (1984) – Série Os Karas
    Cinco estudantes – Os Karas – enfrentam uma trama internacional: um doutor que pretende aplicar na juventude uma perigosa droga.
  • Pântano de sangue (1987) – Série Os Karas
    Miguel, Crânio, Calu, Magrí e Chumbinho viajam ao Pantanal de Mato Grosso para investigar a morte do professor Elias, enfrentando o crime organizado, o tráfico de animais e a destruição ambiental.
  • Anjo da morte (1988) – Série Os Karas
    Miguel, Magri, Calú, Chumbinho e Crânio investigam o assassinato de um professor de teatro, envolvendo-se em uma trama perigosa contra neonazistas.
  • A droga do amor (1993) – Série Os Karas
    Foca no amadurecimento dos personagens, com Magri como protagonista. Miguel, Calu e Crânio se apaixonam por Magri, ameaçando a união do grupo enquanto investigam o sequestro de um cientista que criou a cura para a “praga do século”.
  • Droga de americana! (1999) – Série Os Karas
    A filha do presidente americano é amiga de Magri e vem para o Brasil participar de uma exibição de ginástica olímpica. Mas uma conspiração sinistra pretende sequestrá-la.
  • A droga da amizade (2014) – Série Os Karas
    Livro final da série “Os Karas”, mostra os personagens adultos, relembrando o passado e celebrando sua amizade.

Veja mais:

Como trabalhar Cora Coralina em língua portuguesa e geografia

Como apresentar Cecília Meireles em diferentes etapas de ensino?

Crédito da imagem: FG Trade – Getty Images

Talvez Você Também Goste

Conheça 7 filmes para ensinar sobre a Crise de 1929

Produções ajudam a debater expansão do capitalismo e desigualdade social nas aulas de história

Como alfabetização e letramento são cobrados em concursos para professores?

Especialista explica abordagens, autores recorrentes e a forma como o tema aparece nas provas, incluindo a PND

Filme e quadrinhos dos X-Men ajudam e ensinar genética na escola

Abordagens permitem trabalhar mutações, DNA, hereditariedade, evolução e biotecnologia

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.