Mestre em Educação e especialista em Gestão de processos de Comunicação (ECA/USP), Jaciara de Sá Carvalho vem, há alguns anos, debruçando-se sobre as novas tecnologias para entender e explicar as suas aplicações na educação. Autora da dissertação “Redes e Comunidades Virtuais de Aprendizagem: Elementos para uma Distinção”, ela destaca a relevância, para os profissionais da área, da leitura do livro “Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço”, dos autores Rena M. Palloff e Keith Pratt.

“É um livro indispensável àqueles que pretendem educar, ou já educam, na perspectiva dialógica”, diz Jaciara. “Os autores não apenas defendem que a EAD tem mais chances de acontecer quando educandos e educadores formam uma comunidade, como também apresentam estratégias e apontam detalhes importantes para que ela se desenvolva”, completa.

Entre as estratégias, Jaciara destaca as que abordam como trabalhar com educandos que não participam e compreender sinais de que eles passam por dificuldades. “A constituição de uma comunidade virtual de aprendizagem depende muito do empenho e da sensibilidade do educador para estimular a interação, que é sua estrutura”, ressalva a também professora e bacharel em Comunicação que atualmente cria e desenvolve projetos de EAD, redes sociais e comunicação pela internet no Instituto Paulo Freire. “Para aqueles que acreditam que o diálogo fundamenta o processo educativo, vai a indicação desse livro.”

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Como usar fanfics em sala de aula?

Produção literária colaborativa de fãs estimula leitura e escrita entre jovens

Como utilizar a culinária afrodiaspórica no ensino de química?

Pratos como feijoada, acarajé e moqueca ajudam a abordar diferentes conteúdos da disciplina

Cup song ajuda a ensinar educação artística, matemática, línguas e ciências

Coreografia com copos trabalha coordenação motora, contagem de tempo e vibração do som

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.