Mestre em Educação e especialista em Gestão de processos de Comunicação (ECA/USP), Jaciara de Sá Carvalho vem, há alguns anos, debruçando-se sobre as novas tecnologias para entender e explicar as suas aplicações na educação. Autora da dissertação “Redes e Comunidades Virtuais de Aprendizagem: Elementos para uma Distinção”, ela destaca a relevância, para os profissionais da área, da leitura do livro “Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço”, dos autores Rena M. Palloff e Keith Pratt.
“É um livro indispensável àqueles que pretendem educar, ou já educam, na perspectiva dialógica”, diz Jaciara. “Os autores não apenas defendem que a EAD tem mais chances de acontecer quando educandos e educadores formam uma comunidade, como também apresentam estratégias e apontam detalhes importantes para que ela se desenvolva”, completa.
Entre as estratégias, Jaciara destaca as que abordam como trabalhar com educandos que não participam e compreender sinais de que eles passam por dificuldades. “A constituição de uma comunidade virtual de aprendizagem depende muito do empenho e da sensibilidade do educador para estimular a interação, que é sua estrutura”, ressalva a também professora e bacharel em Comunicação que atualmente cria e desenvolve projetos de EAD, redes sociais e comunicação pela internet no Instituto Paulo Freire. “Para aqueles que acreditam que o diálogo fundamenta o processo educativo, vai a indicação desse livro.”