Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

 

Defensor do aprendizado de noções de trânsito na escola a partir de conceitos presentes em disciplinas como matemática e física, o diretor de tecnologia da Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito (Abeetrans), Newman Marques, é o entrevistado deste podcast. Ele explica como funciona a medição pela velocidade média, que vem sendo experimentada em grandes avenidas de São Paulo (SP).

O Código Brasileiro de Trânsito (CTB), que estabelece normas de conduta, infrações e penalidades, prevê no artigo 218 que a multa para quem dirige acima do limite da via se dá pela velocidade instantânea. O motorista, nesse caso, é punido apenas quando o excesso acontece no ponto em que está o radar.

Assim, a atual legislação possibilita que um motorista ande acima da velocidade prevista em determinada via e diminua bruscamente a aceleração quando se aproxima de um desses equipamentos. Em seguida, inclusive, ele pode acabar voltando a andar acima do limite permitido.

Desde novembro, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) adverte quem excede a velocidade média em quatro vias da cidade de São Paulo. A ação tem caráter educativo e resulta em uma notificação aos que forem flagrados em uma velocidade média maior do que a estipulada. O especialista afirma que essa mudança permitiria um trânsito mais uniforme: “como todo mundo respeita a velocidade, a tendência é que os veículos fiquem um pouco mais próximos um do outro e com isso você consegue colocar mais veículos naquele espaço”, explica.

A medida educativa adotada pela CET já foi destaque em prova do Enem de 2014, como mostra a ilustração acima (Crédito: reprodução)


Créditos:
As músicas utilizadas na edição do áudio, pela ordem de entrada, são: “O caminho do bem” (Tim Maia), “Sinal de vida” (Moraes Moreira), “Semente do amanhã” (Gonzaguinha)

Links:
– Saiba mais sobre a iniciativa da CET de fiscalizar vias pela velocidade média
– Acompanhe outro podcast em que a física é utilizada para explicar de que forma diminuir a velocidade da via pode aumentar a fluidez do trânsito

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.