Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

 
 

A recente diminuição dos limites de velocidade nas ruas da cidade de São Paulo (SP) levantou muitas discussões sobre o real impacto da medida para a segurança de todos os envolvidos com o trânsito caótico nas grandes cidades do Brasil e do mundo. Entender conceitos da física ajuda a compreender melhor essa relação.

 

Veja também:
– Teatro é redescoberto como ferramenta de ensino e aprendizagem de física
– Planos de aula de física

 

Neste Informe NET Educação, a doutora pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e professora do ensino médio da Escola Suíço-Brasileira de São Paulo, Viviane Alves, explica como a física está presente no trânsito nosso de cada dia. Também, autora de vários livros didáticos, Viviane aponta que o impacto num acidente de trânsito depende da velocidade e da massa do veículo. Assim, numa velocidade menor o impacto será menor. Fácil de compreender.

 

Porém, o que explicaria que ao diminuir a velocidade de cada veículo a velocidade média dos trajetos aumentaria? A física também tem uma resposta com uma simples experiência que usa dois funis e grãos de arroz: ao pegar um copo de arroz e jogar no primeiro funil de forma devagar, em fluxo contínuo, e no segundo todo o arroz de uma só vez, será perceptível que no segundo caso, precisará de mais tempo para o arroz passar. Viviane faz uma analogia entre esta experiência e o trânsito de veículos e lembra ainda que a distância entre os carros também diminui quando estão em menor velocidade, o que faz com que mais carros ocupem o mesmo espaço.

 

No áudio, a professora aponta outros resultados positivos da redução de velocidade, como a diminuição dos poluentes e a menor gravidade dos acidentes. Ao analisar fatos cotidianos pelo ponto de vista da física, Viviane percebe que suas aulas ganham mais interesse para os alunos. “Quando a gente trabalha de forma que os alunos enxerguem a física no dia a dia e consigam analisar situações por conta própria, isso acaba sendo mais enriquecedor e significativo para eles”, conclui.

 

LINKS:
– Conheça o canal “Física na Veia”, indicado pela professora Viviane por oferecer outros conteúdos da disciplina atrelados a fatos cotidianos
– Acompanhe outra experiência interessante que coloca cidadania em trânsito
– Conheça um plano de aula de autoria da professora Viviane no NET Educação
– Que tal usar a música Rua de Passagem em uma aula? 

 

Créditos: a música utilizada na edição do áudio é “Rua de Passagem”, de Lenine e Arnaldo Antunes. 

 
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.