O prof. Roquette-Pinto e o uso do rádio na educação
Saiba mais sobre um pioneiro da educomunicação no Brasil no início do século XX
AutorMarcelo Abud
Publicado em14 de outubro de 2014
“Trabalhar pela cultura dos que vivem em nossa terra
e pelo progresso do Brasil.”
(Frase criada por Roquette-Pinto para a 1ª emissora de rádio do Brasil)
Roquette-Pinto em foto da Expedição que deu origem ao livro Rondônia, publicado em 1917 (Crédito: site da Rádio Roquette-Pinto)
Há 60 anos, o Brasil perdeu o pioneiro no uso da comunicação a serviço da educação. Foi Edgard Roquette-Pinto que percebeu no uso do rádio uma possibilidade ímpar de levar a educação muito mais longe. Professor de antropologia, médico e sociólogo, ele conheceu a realidade do país ao integrar a Comissão do Marechal Rondon, que adentrou o país, para instalar linhas telegráficas, fazer mapeamentos da terra e os primeiros contatos com indígenas.
Posteriormente, na Exposição Universal de 1922, realizada no Rio de Janeiro (RJ), se encantou com a demonstração de rádio, feita por empresas americanas, o que o fez perceber, nesse novo meio um excelente instrumento para transmitir educação e cultura para todos os brasileiros, inclusive os que estavam mais distantes. O “professor-comunicador” acreditava que, no Brasil, o rádio e o cinema deveriam ser a “escola dos que não têm escola”.
Com esse propósito funda a primeira emissora de rádio a transmitir com regularidade no Brasil, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (atual Rádio MEC). Educação, cultura, ciência e música erudita eram os conteúdos da emissora. Em 1934, cria a Rádio Escola Municipal do Rio de Janeiro, rebatizada de Roquette-Pinto, que existe até hoje. Foi ele que idealizou também o Instituto Nacional de Cinema Educativo (Ince) com o propósito de produzir filmes destinados às escolas.
Nesse Informe NET Educação, além de ouvirmos Vera Roquette-Pinto, radialista e neta do saudoso professor, conversamos com três mestres sobre o tema da convergência da educação com a comunicação: o pesquisador da história das Comunicações e professor da Faap, Flavio Porto, o doutor em ciência da comunicação na ECA-USP, que atua na área da educomunicação, Marciel Consani, e doutor em educação e historiador formado pela USP, Renato Gilioli.
No áudio, é perceptível a sintonia entre passado e presente, a partir da evolução do conceito de radioeducativo até chegarmos ao uso das mídias como recurso para criar cidadãos críticos nas escolas, com a educomunicação.
Edgard Roquette-Pinto no comando da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (Crédito: site da Rádio Roquette-Pinto)
Créditos: Os áudios utilizados nesta reportagem, por ordem de entrada, são: “Bachiana Brasileira Nº 5” (Heitor Villa-Lobos), interpretada por Bidu Sayão, “O Guarani” (Carlos Gomes), depoimentos de Roquette-Pinto (extraídos do LP “Documentos Sonoros”, produzido pela Editora Abril para a coleção “Nosso Século”), “Il Guarany – Gentile di cuore” (Carlos Gomes), por Bidu Sayão, “Gitarrenkonzert” (Villa Lobos), “FM Rebeldia” (Alceu Valença).