Três grandes nomes da literatura infantojuvenil brasileira se encontraram no final de agosto na Bienal do Livro de São Paulo, realizada anualmente na capital. O NET Educação esteve presente e registrou entrevistas com Ziraldo, Pedro Bandeira e Eva Furnari.

Pedro Bandeira comemora 30 anos de “Os Karas” com o lançamento do sexto livro da série. No áudio, o escritor ressalta a importância de sua experiência como jornalista para se tornar autor. Conta que estudou psicologia do desenvolvimento para entender como pensam e agem crianças e adolescentes de diferentes faixas etárias. Ele também cita obras que influenciaram a sua série “Os Karas”.

Ziraldo aproveitou a Bienal para apresentar um menino de rua chamado Raddyssonn. Na história, o futebol e a leitura são os responsáveis por tirarem os personagens Raddysson e Rosykeller das ruas. Esses nomes, difíceis de escrever e pronunciar, assim como Vladysson, Ketlein, Marydjoy, Taillnady, Daylande, Waldisney e tantas outros, integram uma lista que Ziraldo vem colecionando há muito, nas tardes de autógrafos.  Para ele, ao darem um nome diferente aos filhos, os pais têm esperança que estes conquistem um destino melhor do que o deles.
Eva Furnari aponta alguns elementos em comum entre a obra dela e a de Chaplin. No áudio, a escritora que publicou mais de 60 livros destinados às crianças, conta sobre a sua infância, “mais solta” que a das crianças de hoje, da descoberta do desenho e também aborda o processo criativo na elaboração dos livros compostos somente por imagens. Faz ainda a leitura de um trecho do livro “Felpo Filva”, que será lançado na Inglaterra.

Talvez Você Também Goste

Notícias

Como identificar e prevenir a violência infantil: 5 leituras para professores

Publicações combinam base teórica, orientações práticas e experiências aplicadas com sucesso no país

há 3 semanas
Notícias

A escola e o combate à violência contra a mulher: 6 recursos pedagógicos

Alinhada à LDB, lista inclui sequências didáticas, atividades e vídeos para trabalhar o tema com estudantes

há 1 mês
Notícias

Conheça 3 livros para compreender as práticas de higiene ao longo da história

Obras explicam como culturas de diferentes povos, clima e território moldaram hábitos

há 2 meses
Notícias

Explore 4 materiais para aproximar a oceanografia dos alunos

Conteúdos acessíveis ajudam a integrar o estudo dos oceanos às diferentes áreas do currículo escolar

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.