Um sonho comum do estudante que toma contato com os livros na escola, e vai aos poucos tornando-se um leitor, é justamente conhecer aqueles que lhe abriram essa janela de conhecimento e prazeres, os autores. Por isso, entre outros interesses, as visitações escolares a eventos literários costumam ser tão concorridas. Para a 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, de 9 a 19 de agosto, inúmeras escolas já estão programando suas visitas dentro do período reservado de 13 a 17 de agosto.
Na visitação escolar à 22ª Bienal, os grupos de alunos e professores têm entrada gratuita. A escola precisa antes agendar a visita no site da Bienal(www.bienaldolivrosp.com.br), preenchendo um cadastro para a inscrição.
Segundo a Câmara Brasileira do Livro, organizadora do evento, é imprescindível que a instituição de ensino garanta um professor acompanhante para cada grupo de 40 alunos visitantes. Essas e outras informações estão em: http://www.bienaldolivrosp.com.br/Visitar/Visitacao-Escolar/ .
Para aluno e professor
Quem visita a Bienal do Livro quer voltar, revelou uma pesquisa do Instituto Datafolha realizada durante o evento de 2010. Dos visitantes consultados, 95% afirmaram a intenção de repetir o programa em futuras edições. Porque a oferta de atividades para crianças, adolescentes e jovens, e também pais e professores que os acompanham, faz mesmo a ocasião especial.
No denominado Espaço Infantil do evento, que tem curadoria do Instituto Pró-Livro (IPL), as inúmeras ambientações têm a proposta de encantar as crianças com o principal personagem da Bienal: o próprio livro, com suas diferentes linguagens narrativas.
Para os jovens, o jornalista Zeca Camargo e Maria Tereza Arruda Rangel, parceiros na curadoria do Espaço Jovem # Você + Quem = ?, prometem viagens e diálogos incríveis com a literatura nacional e global.
No Espaço do Professor, dirigido pela educadora Guiomar Namo de Mello, os mestres serão convidados a se transformar em professores-leitores, motivados a usar cada vez mais o livro em sala de aula.
Homenageados
Em todas essas atividades culturais estarão sendo celebrados, de diferentes maneiras, os homenageados da 22ª Bienal do Livro:
Jorge Amado – Um dos maiores protagonistas da literatura brasileira, Jorge Amado, cujo centenário de nascimento transcorre em 2012, é um escritor atemporal, lido por um público de idades variadas. Sua obra está publicada em mais de cinquenta países e foi adaptada para o rádio, cinema, televisão e teatro, transformando seus personagens em parte indissociável da vida brasileira. Foi o escritor brasileiro mais traduzido no exterior.
Nelson Rodrigues – Em 2012, também é celebrado o centenário de nascimento do escritor, jornalista e cronista Nelson Rodrigues, considerado o maior dramaturgo do nosso país. Escreveu 17 peças, centenas de contos e nove romances. Dentre as peças, destacam-se A Falecida (1953), Os Sete Gatinhos (1958), Boca de Ouro (1959), Beijo no Asfalto (1960) e Toda Nudez Será Castigada (1965).
Semana de Arte Moderna de 1922 – A inauguração do movimento modernista brasileiro, que aconteceu de 11 a 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal, em São Paulo, completa 90 anos. Também foi chamada de Semana de 22 e cada dia ocupou-se de um tema ligado a pintura, escultura, poesia, literatura e música. Participaram da Semana nomes como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos, Tácito de Almeida e Di Cavalcanti, dentre outros.