O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou, no domingo (18/05), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a campanha “Está em suas mãos proteger nossas crianças”. Na ocasião, foi feito um convite aos brasileiros e estrangeiros a ficar atentos e denunciar casos de violência contra crianças e adolescentes durante a Copa do Mundo da FIFA 2014.
O principal elemento da campanha é o aplicativo para smartphones e tablets “Proteja Brasil”. A partir do local onde o usuário está, o app indica telefones, endereços e os melhores caminhos para chegar até delegacias especializadas, conselhos tutelares e organizações que ajudam a proteger crianças e adolescentes da violência nas principais cidades brasileiras.
Além de indicar os locais, o aplicativo classifica oito tipos de violações de direitos: trabalho infantil; violência física; violência psicológica; violência sexual; discriminação; tortura; tráfico de pessoas; e negligência e abandono. As pessoas também podem obter informações de como funciona o aplicativo pelo site:
www.protejabrasil.com.br. O ator e embaixador do Unicef no Brasil, Lázaro Ramos, faz a narração do vídeo que está no site.
O aplicativo está disponível em português, inglês e espanhol e pode ser baixado gratuitamente na Apple Store e no Google Play. O app foi desenvolvido em parceria entre o Unicef, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) e a organização não governamental Cedeca-Bahia. A IlhaSoft, uma empresa criada por jovens empreendedores digitais, desenvolveu o software de forma voluntária.
O jogador Tinga, do Cruzeiro, é o protagonista do vídeo divulgado nas redes sociais como parte da campanha. Em fevereiro deste ano, Tinga foi alvo de insultos racistas durante um jogo da Copa Libertadores, no Peru. Como resposta, milhares de internautas e jogadores famosos expressaram seu apoio a Tinga nas redes sociais. No vídeo da campanha, ele convida as pessoas a ajudar a garantir que as crianças não sofram racismo ou qualquer outra forma de violação dos seus direitos (assista abaixo).
Para engajar-se
Usuários de smartphones serão convidados a: 1) baixar o aplicativo “Proteja Brasil”; 2) compartilhar nas mídias sociais suas fotos com seus telefones divulgando o aplicativo na tela; e 3) utilizar as hashtags #ProtejaBrasil e #ENDViolence