Com o tema Paraisópolis- uma Cidade dentro da Outra, a exposição itinerante da fotógrafa paulistana Renata Castello Branco, reúne 95 registros fotográficos com imagens do interior das casas de Paraisópolis, a segunda maior comunidade de São Paulo. A mostra será realizada de 5 de junho a 29 de julho, no Sesc Pompeia (SP) e, depois, segue para o CEU Paraisópolis
O projeto teve duração de dois anos e foi contou com a ajuda de Negro San, um guia de Paraisópolis, que a conduziu pela comunidade. “Por meio dele, consegui me aproximar dos moradores do bairro de Grotinho, em Paraisópolis. Meu interesse era fazer um registro fotográfico da estética de um determinado segmento da população", explica Renata.
Rosely Nakagawa, curadora da mostra e especialista em fotos de arte, ressalta que a exposição mostrará os sonhos, os abrigos, os refúgios e a concepção de família dos moradores de Paraisópolis. A exposição começa com um video mapping da comunidade de Paraisópolis, que introduz o visitante ao skyline de Grotinho, região onde foram feitas as fotos. A partir daí, as imagens serão distribuídas ao longo de diversos ambientes, expostas em papel fine art em quatro tamanhos de ampliação: 50×75 cm, 70×105 cm, 100×150 cm e 160×240 centímetros.