Publicado em
20 de março de 2014
“Golpe militar: 50 anos – memória, história e direitos humanos” é o tema do seminário que será realizado nos dias 2, 3, 8 e 9 de abril de 2014, às 18h30, em São Paulo (SP). Promovido pelo Centro de Documentação e Memória (Cedem) e Observatório de Educação em Direitos Humanos da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o evento propõe uma reflexão sobre o período histórico.
Veja também:
Entre 1964 e 1985, a ditadura militar interferiu na vida social, política, econômica e cultural da sociedade brasileira. Confira abaixo a programação do evento que acontece no Cedem/Unesp, localizado na Praça da Sé, 108 (metrô Sé).
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail ssantos@cedem.unesp.br (Sandra Santos). É necessário enviar nome completo, e-mail, RG e instituição. Mais informações pelo número (11) 3116-1701.
2 de abril: “Tenho algo a dizer: memórias da Unesp na ditadura (1964 a 1985)” – Mesa redonda sobre os resultados parciais da pesquisa sobre o arbítrio institucional e as lutas de resistência nos, então, “institutos isolados” e posteriormente na Unesp durante a ditadura.
Convidados: Antônio Celso Ferreira (historiador, professor da Unesp-Assis e coordenador do Cedem/Unesp), Maria Ribeiro do Valle (socióloga, historiadora e professora da Unesp-Araraquara)
Coordenação: Clodoaldo Meneguello Cardoso (professor de filosofia e coordenador do Observatório de Educação em Direitos Humanos-OEDH/Unesp-Bauru)
3 de abril: “Ditadura civil-militar: memória e ressentimento” – Palestra sobre os desdobramentos do golpe civil-militar de 1964 na atual democracia brasileira.
Convidada: Maria Rita Kehl (psicanalista, ensaísta, crítica literária, poetisa, cronista brasileira e membro da Comissão Nacional da Verdade)
Coordenação: Antonio Celso Ferreira
8 de abril: “Resistência: imprensa alternativa e editoras de oposição” – Mesa redonda sobre as lutas contra a ditadura, feita por jornalistas, outros profissionais da imprensa e pelas editoras de livros de oposição.
Convidados: José Luiz Del Roio (ex- senador na Itália, escritor, radialista e membro do conselho internacional do Fórum Social Mundial), Ricardo Carvalho (jornalista, foi repórter de direitos humanos na Folha de São Paulo, atuou na TV Cultura como diretor de jornalismo e na TV Globo como editor-chefe do Globo Repórter) e Flamarion Maués (historiador, editor de livros e foi coordenador editorial da Fundação Perseu Abramo)
Coordenação: Antonio Celso Ferreira
9 de abril: “Políticas de preservação da memória” – Mesa redonda sobre as políticas de preservação da memória do período ditatorial de diversas organizações de São Paulo.
Convidados: Fundação Mauricio Grabois, Cedic/PUC, Cedoc/CUT
Coordenação: Cedem e Fundação Perseu Abramo
Please login to comment
0 Comentários