Publicado em
2 de setembro de 2014
A Semana de Ação Mundial (SAM), que acontecerá no Brasil de 21 a 27 de setembro de 2014, terá como foco o direito à educação inclusiva. Atividades estão sendo programadas para ocorrer em todo o país. Iniciativa da Campanha Global pela Educação (CGE), que acontece simultaneamente em mais de cem países desde 2003, o objetivo da SAM é o de debater como assegurar que todas as crianças, jovens e adultos com deficiência tenham assegurado o direito à educação em escolas públicas, regulares e de qualidade.
Veja também:
De acordo com nota divulgada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, quem encabeça a ação no Brasil, “as pessoas com deficiência estão entre os grupos de maior risco de exclusão escolar. Segundo o último Censo Populacional (IBGE, 2010), o Brasil tem 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa 23,9% da população”.
A maioria das crianças e adolescentes com deficiência já estuda em escolas regulares. Em 2013, 77% (648 mil) das matrículas de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) estavam em classes comuns. No entanto, como lembra a Campanha pelo Direito à Educação, os desafios ainda são grandes. A instituição pontua que um dos maiores problemas é a recusa em matricular pessoas com necessidades educacionais e pontua as carências das escolas:
• Espaços, mobiliários e materiais didáticos acessíveis;
• Transporte escolar acessível;
• Salas e materiais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE);
• Formação inicial e continuada para o AEE aos professores e demais profissionais da educação;
• Profissionais de apoio, que auxiliem na alimentação, higiene e locomoção dos alunos, além de tradutores e intérpretes;
• Currículo e avaliação flexibilizados.
Please login to comment
0 Comentários