A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo oferece a todos os alunos do Ensino Médio das escolas estaduais um simulado virtual e gratuito baseado em questões que caíram na Fuvest e outros vestibulares, como Unesp e Unicamp, realizados nos últimos 10 anos.
Os cerca de 1,8 milhão de estudantes podem acessar a plataforma online, que ajuda a rever o conteúdo e treinar a realização dos exames. O cursinho preparatório é gratuito e disponível 24 horas por dia, mas análise da Secretaria mostra que o almoço é o "horário de pico" dos acessos.
Na última semana, monitoramento por amostragem feito pela Pasta registrou que 27% dos acessos ficaram concentrados em apenas duas horas, entre 13h e 15 horas. Já o intervalo entre 13h e 18h acumulou mais da metade das utilizações virtuais (51%) avaliadas. Para acessar o cursinho, os alunos não precisam fazer matrícula, basta que informem o registro do aluno (RA). Mais informações estão no Portal da Educação: www.educacao.sp.gov.br.
As aulas online, elaboradas pela Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp) da Secretaria, oferecem, além dos simulados, conteúdo interativo. O participante tem orientação simultânea sobre os erros e acertos das perguntas, com indicações dos materiais de referência que devem ser aprofundados em cada assunto e que ajudam na preparação dos vestibulandos e podem ser levados para a sala de aula e discutidos com os professores.
"O cursinho online é mais uma importante ferramenta tecnológica que contribui para nossos estudantes reforçarem a experiência da realização de provas e treinarem o controle do tempo, por exemplo. Nossa prioridade é contribuir para o projeto de vida e a formação integral do jovem, na realização e materialização dos planos", afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
Continuar os estudos após a conclusão do Ensino Médio faz parte dos planos de oito em cada dez estudantes da rede estadual de ensino, conforme mostrou pesquisa inédita da Secretaria. Foram aplicados 270.376 questionários a estudantes da 3ª série do Ensino Médio durante a última edição do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), em 2012. Os dados indicaram ainda que entre os alunos que já escolheram a profissão a maioria (21%) assinalou engenharia e ciências tecnológicas como plano futuro. A próxima edição do Saresp acontece entre 26 e 27 de novembro.