O ano letivo está começando, e para os estudantes do ensino médio é o início de uma grande etapa: o vestibular. Trata-se de um momento decisivo, em que o aluno precisa escolher a profissão que irá seguir, a instituição que pretende cursar e elaborar a programação de estudos para a prova.
“O ideal é começar o ano com um planejamento de estudos, sem deixar de lado a rotina equilibrada de descanso, alimentação saudável, exercícios e momentos em família e com os amigos”, fala o psicólogo Fernando Elias José, especialista em preparo psicológico de estudantes e concurseiros.
Segundo o especialista, a programação e o método de estudo são fundamentais e devem ser construídos individualmente. “Normalmente indico não ultrapassar 8 horas de estudo por dia. Este período é suficiente para abordar uma boa quantidade de conteúdo, mantendo o cérebro com plena capacidade de assimilação da matéria”, diz Fernando Elias José.
Outro ponto fundamental é o momento do sono, que deve ser levado a sério para colaborar com o processo de aprendizagem. Para a Dra. Ângela Beatriz, especialista em Medicina do sono, uma noite bem dormida é vital para o ser humano e faz toda a diferença para aqueles que estudam. É o momento de recuperação das forças físicas e mentais, da absorção de todo o conteúdo estudado no dia.
A qualidade do sono influencia toda a nossa vida. Geralmente a sonolência excessiva durante o dia é reflexo de uma noite mal dormida, por isso é essencial tomar medidas que garantam a qualidade desse sono, caso o contrário, os estudos estão correndo um sério risco de serem prejudicados. “Sem respeitar o período de descanso não vai adiantar nada estudar horas, dias e meses, pois o cérebro não irá absorver o conteúdo necessário para se fazer uma boa prova”, enfatiza a Dra. Beatriz.