A Revolução Francesa teve seu papel fundamental na história mundial. Considerada marco da contemporaneidade ocidental, as ideias revolucionárias influenciaram diversos movimentos ao redor do mundo, como a Inconfidência Mineira, aqui no Brasil. Apresentada aos alunos na disciplina de história, o tema Revolução Francesa pode ir além das aulas expositivas. Para isso, o portal NET Educação selecionou alguns sites em que o assunto é tratado e que podem contribuir para o conhecimento sobre esse longo processo. Confira abaixo:

– A revolução francesa e o uso das charges em sala de aula
Como apresentar um fato histórico de tamanha importância para o mundo como a Revolução Francesa em sala de aula sem utilizar o recurso de uma aula expositiva? O portal NET Educação publicou uma experiência educativa com o tema Revolução Francesa relacionada ao gênero charge. No link, você pode refletir com os alunos para compreenderem a relevância das charges na recuperação e memória de fatos que marcaram o mundo. Neste caso, a Revolução Francesa.

– Revolução Francesa para o Enem
O grupo Atual Concursos procura inovar o sistema de ensino à distância, trazendo vídeo aulas atualizadas e de qualidade para os principais concursos do país, principalmente auxiliando os jovens que prestam o Enem e vestibulares. Nesse vídeo, o professor de história Rodrigo Woloski apresenta uma aula completa a respeito da Revolução Francesa e as ideias Iluministas que provocaram uma transformação histórica no mundo, separando a idade moderna da idade contemporânea.

– Revolução Francesa e suas bases
O link traz as principais informações a respeito da Revolução Francesa, apresentando-a de forma completa a todos que buscam compreender esse movimento histórico que começou na França, mas que se expandiu em todo o mundo com suas ideias fundamentais como “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. No site, poderá encontrar informações sobre o Iluminismo, Convenção Nacional (segunda parte da Revolução Francesa), Napoleão Bonaparte e muito mais.

– Revolução Francesa: da França para o Mundo
Como proposta de auxiliar professores de história, o Portal do Professor, organizado pelo MEC, disponibiliza um plano de aula sobre a Revolução Francesa. Os principais objetivos da aula são: detalhar a Revolução Francesa, apresentar o papel desempenhado pelo povo durante o processo revolucionário e refletir criticamente a respeito das ideias que caracterizaram esse momento histórico e a sua repercussão mundial, que inaugurou a contemporaneidade. Além disso, o professor poderá propor aos alunos um trabalho em grupo como forma de validar os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas de história.

– Filme “Maria Antonieta
Um dos principais nomes da Revolução Francesa é, sem dúvida, o de “Maria Antonieta”. Enviada ainda adolescente à França para se casar com o príncipe Luis XVI como parte de um acordo entre países, a princesa austríaca decide criar um universo à parte dentro daquela corte, no qual pode se divertir e aproveitar sua juventude. Só que, fora das paredes do palácio, a revolução não pode mais esperar para acontecer. Passando por uma grande turbulência, Antonieta perdeu dois filhos em plena revolução. O filme disponível no link é praticamente uma biografia da rainha e foi produzido em 2006 pelos Estados Unidos, França e Japão. Uma curiosidade é que a maior parte do filme foi rodado no Palácio de Versalhes sob autorização especial do governo francês.

– Revoluções burguesas
São chamadas de Revoluções Burguesas os processos históricos protagonizados pela classe burguesa, ligada ao comércio e às finanças que foram fundamentais para a superação do sistema absolutista. Nessa aula animada, do site NET Educação, poderá viajar pela Inglaterra, Estados Unidos e França e acompanhar por meio de informações, jogos e imagens o que ocorreu nestes países durante as revoluções que protagonizaram, além de validar a importância histórica de cada uma delas para transformações mundiais. De forma interativa, é possível clicar nos itens de seu interesse e conhecer aspectos particulares de cada uma das revoluções.

– Os nomes da Revolução Francesa
Ninguém pode questionar sua importância histórica, porém tão popular quanto à própria revolução que marcou o fim da Idade Moderna e começo da Idade Contemporânea, são os personagens que por ela se tornaram inesquecíveis. Certamente você já ouviu algo a respeito de figuras como Rei Luis XVI, Maria Antonieta e Napoleão Bonaparte. O site Causas Perdidas traz uma análise do perfil de cada uma dessas personalidades e de outras figuras importantes da Revolução Francesa, rompendo estereótipos para identificarmos os indivíduos de carne e osso, trazendo à luz suas fragilidades, sentimentos e angústias, na intenção de repensarmos suas atitudes por vezes consideradas extremas.

– Filme “A Marselhesa”
O link traz o filme clássico “A Marselhesa: uma crônica da Revolução Francesa”, dirigido por Jean Renoir. O filme, em preto e branco, filmado entre 1937 e 1938 baseia-se numa pesquisa minuciosa de documentos da época da Revolução. O diretor conseguiu realizar a filmagem com momentos chave da Revolução Francesa, da queda da Bastilha à queda do rei Luis XVI, em 1973, chegando à criação do hino nacional francês, La Marseillaise. Um dos filmes de maior destaque na história sobre o tema, junto com outros como “Danton” ou a “Inglesa e o Duque”.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 3 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 3 semanas
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.