A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo abre a partir desta terça-feira (07/06) o novo período de matrículas para alunos que querem ingressar na rede pública de ensino em 2014. O sistema centralizado de matrículas permite que os interessados em cursar o Ensino Fundamental façam o cadastro em qualquer escola pública, estadual ou municipal, do Estado de São Paulo. Já os ingressantes do Ensino Médio devem procurar uma das 5 mil unidades escolares estaduais disponíveis. 

O cadastro dos novos alunos da rede pública é para qualquer ano/série, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para fazer a inscrição, basta comparecer a uma escola e fornecer nome completo do candidato, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. É recomendável levar a certidão de nascimento e comprovante de residência. 

As matrículas são voltadas para quem ao longo de 2013 estudou na rede particular ou em outro Estado do País. No caso dos alunos que já frequentam as unidades de ensino estaduais ou municipais de São Paulo a continuidade aos estudos na rede pública é feita automaticamente. Também é automático o cadastramento de crianças com idade mínima de seis anos completos que cursaram a pré-escola pública, com a inclusão feita no 1º ano do Ensino Fundamental, mediante consulta aos responsáveis e atualização do endereço residencial. 

 “Com a matrícula antecipada, a Secretaria planeja o atendimento e as famílias e comunidade escolar também se organizam. Em 2013, registramos o ingresso de mais de um milhão de alunos na rede pública, somando os estudantes que vieram da rede particular, que estavam matriculados em outros estados do País e também aqueles que retomaram os estudos”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald. 

Entre os dias 7 e 17 de janeiro, a Secretaria abre ainda o período de transferência por deslocamento. Para isso, os responsáveis pelos alunos que mudaram de endereço deverão comparecer à escola mais próxima de sua nova casa, com documentos que comprovem a mudança. 

Em 2014, o calendário escolar da rede estadual será especial em função da Copa do Mundo, mantendo os 200 dias letivos. As aulas começam no dia 27 de janeiro e as férias do meio do ano foram antecipadas para ocorrer entre 12 de junho e 13 de julho, período da realização dos jogos. 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Veja 8 livros para compreender as políticas educacionais brasileiras

Conhecimento sobre o tema ajuda a entender a realidade escolar e capacita o professor para concursos

há 2 dias
Notícias

Veja 5 planos de aula para abordar educação ambiental

Roteiros voltados ao ensino fundamental podem ser aplicados separadamente ou em conjunto dentro de um projeto

há 3 dias
Notícias

Confira 8 livros para aproximar a física da realidade dos alunos

Obras ajudam a explicar conceitos de forma didática e sugerem experimentos aplicáveis na realidade escolar

há 1 semana
Notícias

Conheça 9 podcasts sobre os livros da Fuvest 2025

Cada episódio analisa uma obra indicada na lista de leituras obrigatórias

há 1 mês

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.