Experiência de educação inclusiva na infância estimula respeito à diversidade
Vivenciar a experiência da educação inclusiva na pré-escola pode promover a abertura em relação ao diferente e evitar o preconceito de forma duradoura, aponta uma pesquisa feita no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).
A pesquisa qualitativa foi feita com seis alunos com idades entre 7 e 16 anos egressos de uma creche pública com características inclusivas e ambiente diversificado. Além de crianças com deficiência, a instituição situada na cidade de São Paulo atende alunos de diferentes classes sociais e etnias.
Fonte: UOL
MEC quer novos critérios para carreira de professores de institutos
O Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) vão formar um grupo de trabalho para formular uma nova proposta de ascensão para a carreira dos professores dos institutos federais. A categoria está em greve há um mês, junto com os professores das universidades federais.
O prazo de matrícula dos aprovados em segunda chamada no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) termina nesta quinta-feira. O processo seletivo para o segundo semestre deste ano ofereceu 30 mil vagas em 56 universidades públicas e institutos federais de educação profissional.
Fonte: BAND
Rádio escola: hits musicais no intervalo acalmam e divertem os alunos
A música tem o poder de acalmar. Para os jovens, a música proporciona um encanto muito maior, trazendo alegria, diversão e muitas vezes, definindo um estilo de vida. Sabendo disso, há 10 anos, a equipe pedagógica da E. E. Dom Miguel Kruse, zona leste da capital paulista, criou a Rádio Kruse.
Durante o intervalo da turma do Ensino Médio, os educadores decidiram tocar músicas com o objetivo de acalmá-los, já que identificaram desentendimentos constantes e o crescimento das agressões físicas. A ideia deu certo!
Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Inscrições abertas para 2º semestre da Educação de Jovens e Adultos
As inscrições para o 2º semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA) já estão abertas e podem ser realizadas pelos interessados em qualquer escola estadual. Os estudantes têm até o final deste mês para fazer o cadastro, devendo portar RG ou certidão de nascimento. Os alunos que realizarem a matrícula poderão ser encaminhados para uma unidade próxima que ofereça mobilidade.
Para se inscrever, o candidato deve ter, pelo menos, 15 anos de idade, caso queira cursar o Ensino Fundamental, ou 18, para o Ensino Médio. As aulas do EJA, que é destinada a pessoas que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na idade ideal, começarão em agosto para aqueles inscritos ainda este mês, mas é possível realizar o cadastro em qualquer período do ano.
Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo