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“O teatro, ao trabalhar o corpo, a expressão e proporcionar uma construção coletiva, tem um importante papel na formação e desenvolvimento dos jovens em idade escolar”. A afirmação é de Alessandra Ancona de Faria, autora do livro “Contar Histórias com o Jogo Teatral”, que mostra a transformação de um conto de tradição oral em espetáculo de teatro e sua aplicação em sala de aula. Apoiado na obra “O Jogo Teatral no Livro do Diretor”, de Viola Spolin, a publicação ainda trabalha conceitos do jogo teatral e as possibilidades de seu uso na escola. Em entrevista ao portal NET Educação, a especialista fala da obra recém-lançada e da relevância do trabalho com artes cênicas para a educação.

Doutora em Educação pela PUC/SP com o trabalho “Teatro e formação de educadores: o jogo teatral e a escrita dramatúrgica”, mestre em Teatro pela ECA/USP, especialista em Teatro e Dança pela ECA/USP e graduada em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina, Alessandra foi professora de artes em colégios públicos e particulares e lecionou por sete anos na Escola de Aplicação da USP. Há 15 anos trabalha com ensino superior. Atualmente, é professora de teatro da Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho (FAACG) e atua na formação de professores de artes pelo programa “A Rede em Rede”, da Prefeitura Municipal de São Paulo.

NET Educação: O que surgiu primeiro em sua trajetória, o teatro ou o trabalho com educação? A partir de quando essas duas atividades começaram a dialogar?
O teatro surgiu inicialmente com alguns cursos que fiz antes de iniciar a graduação. Profissionalmente, o início foi conjunto. Obtive minha licenciatura em artes, então comecei a dar aulas de educação artística em escolas públicas e particulares.

NET Educação: Como surgiu a ideia do livro?
Quando comecei a dar aulas, existia pouco material sobre ensino de teatro. Então fiz minha especialização com base na obra da mestre de jogos teatrais Viola Spolin, e minha pesquisa de mestrado serviu como base do livro “Contar Histórias com o Jogo Teatral”.

NET Educação: Qual a temática central do livro? O que se pretende com a obra?
Na obra, faço uma análise do jogo teatral e apresento a montagem de uma peça a partir de um conto de tradição oral chamado “O Pássaro Verde”. A ideia é promover a apropriação de histórias para improvisar jogos teatrais e também mostrar a importância do trabalho com teatro para a educação.

Por isso, o livro é dividido em três partes. Na primeira, analiso o conto e apresento seu processo de transformação em uma cena teatral. Na sequência, faço uma análise do livro da Viola Spolin (“O Jogo Teatral no Livro do Diretor”), trabalho os conceitos do jogo teatral e as possibilidades de seu uso na escola. Por fim, falo da importância do teatro no ensino.

NET Educação: De quais maneiras o teatro pode contribuir para o processo de aprendizado? E a educação, também ajuda a interpretação no palco de alguma forma?
O teatro apresenta como diferencial o trabalho com o corpo e a expressão, e explora uma apreensão do mundo que é diferente da proporcionada por outras atividades. Proporciona uma percepção distinta de gestos, espaços e representações sociais. O teatro também traz uma possibilidade de relação e construção coletivas que, na idade escolar, são muito importantes. E além disso tudo, o jovem aprende sobre o próprio teatro enquanto expressão cultural.

Por outro lado, acho que a educação é fundamental para todas as áreas do conhecimento. Você compreende e dialoga melhor com qualquer expressão artística se tiver uma boa educação formal, além de conhecer conceitos importantes, como a cidadania.

NET Educação: Quais habilidades e competências podem ser desenvolvidas por meio da aproximação entre teatro e educação?
Com o teatro você passa a perceber e dialogar com o mundo a partir de novas referências. É um aspecto importante da expressão e desenvolve a capacidade de se relacionar com outras pessoas e espaços. Isso nos ajuda em atividades que envolvam ou não criação.

NET Educação: É possível traçar paralelos entre as funções do teatro e as existentes em uma sala de aula?
Dá sim, e eu faço isso em um trecho do meu livro. Na verdade, os dois são processos de construção conjunta que envolvem, respectivamente, professor e aluno, diretor e ator. Além disso, o professor e o diretor coordenam e propõem direcionamentos, e ambos precisam estar atentos à criação e às necessidades de seus alunos e atores.

NET Educação: Você acredita que o produto teatral é um bom método de ensino e aprendizagem?
Minha proposta não é adotar o teatro como um método de ensino, mas sim ensinar teatro. Hoje, o ensino de arte nas escolas praticamente exclui o teatro e a dança. A história do ensino de artes no País mostra que as visuais sempre tiveram mais espaço, e algumas coisas ajudam a explicar isso. Em primeiro lugar, as artes visuais são mais silenciosas. Podem até incomodar quando sujam, poluem, mas não fazem barulho. Também existe uma tendência de a educação escolar preterir aquilo que tira o aluno de uma visão mais passiva.

NET Educação: Na sua opinião, o teatro deve estar mais próximo de atividades multidisciplinares? Alguma dica na concepção de atividades de tal natureza?
Eu não penso o teatro como uma atividade extracurricular. Minha ideia é constituir o teatro como uma atividade curricular. Mas ainda falta uma discussão política sobre essa opção. Falta entender que a formação do jovem não é para a passividade e que o corpo faz parte do aprendizado do mundo. Porém, hoje, a escola valoriza apenas o mental, o racional. Tanto é que os espaços infantis para brincar estão diminuindo gradativamente nas escolas.

O teatro até pode ser uma boa ferramenta para o ensino de história, assim como a história pode ser uma boa ferramenta para o ensino de teatro. Você pode absorver melhor determinada peça ao saber o contexto em que foi escrita, por exemplo. Acredito que o teatro também amplia o entendimento. Por isso, eu o vejo como uma área de conhecimento tão importante quanto qualquer outra. Está no mesmo patamar de português, geografia, biologia…

Não vejo problema em usar o teatro como ferramenta para uma dessas áreas, mas não acho que deva ser utilizado apenas para isso. Além do mais, quando o teatro é usado como ferramenta, geralmente não existe uma preocupação estética, ou seja, a abordagem não vem acompanhada de uma linguagem teatral. Então o aluno acaba criando uma imagem do teatro como algo chato. Não dá para conhecer a arte apenas dessa forma.

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