O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou o livro Alimentação Saudável nas Escolas – Guia para municípios. A coletânea apresenta experiências de legislações e práticas que estão sendo aplicadas em escolas municipais e estaduais do país. Dentre o conteúdo, foram listadas medidas que restringem a compra e a distribuição de alimentos não saudáveis nas escolas, como refrigerantes, salgadinhos, néctares de frutas e biscoitos recheados.
A publicação também reúne informações sobre regulamentação das cantinas e publicidade de alimentos, além de meios de capacitação de cantineiros e atividades educativas para realizar com as equipes. O objetivo é capacitar gestores e equipes municipais para aplicar medidas que tornem a alimentação mais saudável nas escolas, além de informar toda a comunidade escolar sobre o que já vem sendo realizado no país.
“Entendemos que todos são necessários para que mudanças significativas sejam incorporadas e impactem, de fato, as gerações futuras”, explica o especialista em políticas públicas do Idec, Renato Barreto.
O material está disponibilizado gratuitamente no site do Idec, e pode ser acessado mediante um cadastro na plataforma do instituto.