Dando continuidade ao Projeto LivrosParaTodos, a Fundação Carlos Chagas anuncia as novidades da iniciativa para 2012. Cerca de 30 entidades, entre bibliotecas municipais do estado de São Paulo, bibliotecas comunitárias e ONGs serão contempladas com mais de 3 mil livros de renomados autores da literatura brasileira. Além disso, o consagrado escritor e jornalista Ignácio de Loyola Brandão será o padrinho da iniciativa que, este ano, chega também a outros estados brasileiros.
O Projeto visa incentivar e fortalecer o hábito da leitura, além de estimular a criação e ampliação do acervo de bibliotecas. Só em 2011 foram doadas 1.400 obras e realizadas atividades como a “Cantação de Estórias”, que levou literatura e música para as comunidades, tendo a escritora Lygia Fagundes Telles como madrinha.
Para este ano, estão agendadas duas novas ações a serem realizadas inicialmente na comunidade de UNAS – União de Núcleos Associações e Sociedades de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco, de São Paulo: Oficina de Leitura e Escrita e Encontro com Autores.
A primeira ação ocorrerá no próximo dia 21 de março, às 13h30. A Oficina de Leitura de Escrita será ministrada por professores da USP (Universidade de São Paulo) para jovens de 10 a 14 anos de UNAS. Em seguida, no dia 23 de março, às 14h, o escritor Fernando Bonassi abre a série Encontro com Autores, dividindo a mesa de discussão com Fanti Manumilde, rapper, poeta e escritor da comunidade de Heliópolis.
“Ficamos muito satisfeitos com os resultados do Projeto LivrosParaTodos em 2011, e por isso, vamos ampliá-lo em 2012, dobrando o número de livros doados e ampliando ações juntos às entidades beneficiadas. Entendemos que a leitura é um valioso instrumento para o desenvolvimento da educação e cultura no País, e o espaço privilegiado das bibliotecas pode tornar-se, cada vez mais, referência de ações sociais”, declara Mariana Reimberg, gestora de projetos socioambientais da Fundação Carlos Chagas.
Outra novidade é o lançamento do site LivrosParaTodos, www.livrosparatodos.org.br
que a partir de 16 de março estará no ar e reunirá informações sobre as atividades do Projeto, interessados em contribuir com a iniciativa, estimular a troca de informações e levará ao ar conteúdos importantes sobre literatura.
O Projeto LivrosParaTodos, da Fundação Carlos Chagas, conta este ano com o apoio institucional da TV Cultura, engajada em ações relacionadas à propagação do hábito e gosto pela leitura, com o Instituto Vladimir Herzog e a Livraria da Vila.
Projeto LivrosParaTodos dobrará número de doação para este ano
Ignácio de Loyola Brandão é padrinho da iniciativa e leva o projeto para outros estados brasileiros
Autor
NET Educação
CategoriasNotícias