Fotos, manuscritos, áudios, vídeos, cartas, aulas e textos críticos do acervo de Clarice Lispector compõem um novo portal dedicado ao centenário da autora , celebrado em 10 de dezembro de 2020. Bilíngue, ele pode ser acessado em português e inglês. O site é dividido em dois ambientes: o primeiro dedicado à vida e obra de Clarice em forma narrativa e poética; o segundo voltado para materiais de estudo e pesquisa sobre a autora.
No primeiro espaço, destacam-se o depoimento do filho da escritora, Paulo Gurgel Valente; entrevista da autora sobre a formação em direito ao Museu da Imagem e do Som (1976); vídeo de Maria Bethânia interpretando trecho do livro “Água viva”; crítica de “Perto do coração selvagem” por Antonio Candido e um retrato de Lispector pelo pintor Giorgio de Chirico (1945).
Já o campo de estudo traz conteúdos para estudantes da educação básica e pesquisadores acadêmicos. Há uma cronologia biográfica ilustrada; seus livros apresentados por especialistas; vídeo-aulas de estudiosos como Evando Nascimento, Nádia Battella Gotlib e José Miguel Wisnik, e bibliografia acessada por filtros de busca.
No acervo digitalizado, encontram-se cadernos e cartas de Clarice para familiares e personalidades como Erico Verissimo, Mário de Andrade e Getúlio Vargas. Também há os manuscritos de “A hora da estrela” e “Um sopro de vida”. Para completar, a seção “Postagens” trará atualizações periódicas de textos e novidades do universo editorial, artístico e acadêmico relacionados à escritora.
Veja mais:
Centenário de Clarice Lispector: 4 links para apresentar a autora aos alunos