O Dia do Orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) é comemorado em 28 de junho nas mais diversas localidades do mundo. A data faz referência à Revolta de Stonewall, ocorrida em 1969 e considerada um marco na luta dos movimentos por direitos civis.
 
Stonewall Inn era o nome de um estabelecimento em Nova Iorque, Estados Unidos, frequentado por gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. O local era constantemente alvo de batidas policiais, que culminavam na prisão e violência contra os seus frequentadores. Naquela data, contudo, os frequentadores decidiram resistir e fizeram um levante que durou duas noites.
 
A revolta de Stonewall resultou, ainda, na organização da primeira parada do orgulho LGBT, ocorrida em 1970.  A partir de então, junho ficou conhecido como o mês no qual cidadãos LGBT de diversas localidades do mundo saem às ruas para reivindicar direitos e lutar contra a homofobia. Em 2016, o então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou o bar Stonewall Inn como o primeiro monumento nacional dos Estados Unidos pelos direitos LGBT.
 
Manifestações no Brasil
A primeira parada LGBT ocorrida no Brasil foi no ano de 1997, em São Paulo. De lá para cá, o evento já contou com 21 edições e é considerado o maior do gênero do mundo.
 
A Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT) estimou um público de três milhões de pessoas nas edições de 2016 e 2017. Os temas dessas edições foram, respectivamente, "Lei de identidade de gênero, já! – Todas as pessoas juntas contra a Transfobia!" e "Independente de nossas crenças, nenhuma religião é lei! Todas e todos por um Estado Laico".
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

4 livros para estreitar a relação entre família e escola

Obras abordam os benefícios da colaboração mútua para o desenvolvimento dos alunos

há 33 minutos
Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 1 mês
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 1 mês
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.