Criada em 2013, a plataforma Escola Digital foi pioneira no Brasil ao reunir recursos educacionais abertos (REA) do mundo inteiro para educadores, pais e alunos. Mas o que era bom ficou ainda melhor: neste ano, a plataforma passou por uma adaptação para que a experiência do usuário seja a melhor possível. Para comandar esta nova fase, o jornalista Caio Dib, autor do livro Caindo no Brasil, toma a frente na coordenação do projeto.
A nova versão já está no ar e prioriza o compartilhamento de conteúdo e experiência e a simplificação na busca. O banco da Escola Digital conta com cerca de 4500 conteúdos, incluindo vídeos, games, aplicativos, animações e infográficos, além de dicas de links, guias para criar seus próprios conteúdos e páginas personalizadas.
Para que o acesso a esses materiais seja rápido, a plataforma também contará com um material de apoio à navegação e um hotsite com orientações para o uso de cada usuário (secretarias de educação, equipes técnicas, gestores escolares, pais, alunos e professores).
“A grande novidade é a possibilidade de customização. Hoje, todas as secretarias de educação do Brasil podem ter uma Escola Digital personalizada para a rede, com nome e identidade visual próprios”, explica Caio. Este novo recurso permite que as escolas façam sua própria curadoria de conteúdos, relacionados às suas necessidades curriculares, e incluam seus próprios recursos.
Outra novidade para os educadores é a possibilidade de favoritar os objetos digitais abertos (ODAs) e compartilhá-los em grupos dentro da própria plataforma. “Assim, fica muito mais fácil acessar um recurso durante a aula e compartilhar com colegas e alunos”, indica Caio. Para melhorar ainda mais essa colaboração, há uma área exclusiva para educadores contarem suas experiências obtidas com cada conteúdo.
“Essa é uma fase muito importante para a Escola Digital. Vamos continuar aperfeiçoando muito a plataforma a partir da experiência de uso de educadores e estudantes durante todo 2015”, aponta o coordenador. Durante este período, ele ainda reforça que pretende estar o mais próximo possível de redes de ensino que customizarão a plataforma, para apoiar e aprender como os recursos podem ser aprimorados para atingir ‘uma educação com cada vez mais excelência e qualidade’.