Como parte das comemorações da 12º Semana de Museus, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, lança no dia 15 de maio, uma série de Jogos educativos virtuais, com o objetivo de aproximar a arte do cotidiano do público e mostrar que é possível aprender e se divertir ao mesmo tempo. A apresentação conta ainda com a palestra sobre Jogo digital: refletindo sobre seus limites e possibilidades na Cultura e na Educação com Maria Isabel Leite, Doutora em Educação pela Universidade de Campinas e fundadora do Museu da Infância, e Milene Chiovatto, coordenadora do núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca.
A série de Jogos virtuais é composta por 11 jogos que podem ser acessados gratuitamente no site do museu – pinacoteca.org.br, dentro do espaço virtual Museu Para Todos. Eles estão divididos em duas categorias e podem divertir toda a familia ou serem utilizados em sala de aula. A primeira, Para aprender e se divertir, tem jogos como Caça detalhes, Dominó interpretativo, Palavras, Qual é a obra e Símbolos. Já a segunda, Para se divertir e aprender, é composta por jogos como Cadáver esquisito, Dominó Tradicional, Imagem e Som, Jogo da Memória, Pintor digital e Quebra-cabeça. Com eles é possível conhecer as obras que integram o acervo do museu; associar palavras e símbolos; desafiar a memória e criar imagens a partir de obras da Pinacoteca.
O espaço virtual Museu para todos, que é uma iniciativa do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca, que busca contribuir com a relação entre arte e a educação, oferecendo diferentes subsídios para a prática pedagógica. Nele, educadores de todo o Brasil podem consultar textos de referência, materiais de apoio sobre a arte brasileira e os artistas que integram o acervo da Pinacoteca; além de informações sobre visitas educativas.