Pedro Bandeira é o autor de literatura juvenil mais vendido no país. Vencedor de prêmios importantes como APCA e o Jabuti, já trabalhou como professor, jornalista, publicitário, ator e diretor teatral. Além disso, ministra conferências para professores em todo o Brasil sobre técnicas especiais de leitura e formação do prazer leitor nas crianças e jovens.

A bibliografia é extensa com mais de 80 títulos publicados. Esse mês, o portal NET Educação faz uma homenagem a esse brilhante escritor brasileiro, destaque na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, selecionando alguns de seus melhores livros, confira abaixo:

 

A marca de uma lágrima, de Pedro Bandeira
Editora Moderna, 2010

Isabel é uma menina insegura como muitas da sua idade. Acha-se feia e desajeitada, mas será que todos a veem assim?  Além disso, sua melhor amiga, Rosana, namora com seu grande amor, Cristiano, e para ajudá-la, Isabel começa a escrever cartas e versos de amor, o que aproxima ainda mais o casal. Como se não bastasse tudo isso, a diretora da sua escola é assassinada, sendo ela a única testemunha. Como será que Isabel consegue lidar com tudo isso? Com toques de drama, romance e suspense Pedro Bandeira envolve com uma personagem conflituosa e muito bem escrita.

 

O pequeno fantasma, de Pedro Bandeira
Editora Moderna, 2009

Quem foi que disse que fantasmas não existem? Psiu é um fantasminha diferente e muito simpático. Deixando até as crianças que tem medo de fantasmas encantadas por ele. Essa história divertida é o título mais famoso da coleção Meus Medinhos, em que Pedro Bandeira mostra para as crianças que nem todos os nossos medos são assim tão assustadores.

 

A droga da obediência, de Pedro Bandeira
Editora Moderna, 2014

O livro é o primeiro da turma dos Karas, série em que um grupo de cinco adolescentes tem que lidar com mistérios e crimes até então sem solução. Em a “Droga da Obediência”, a turma de amigos terá que enfrentar uma sinistra trama internacional que pretende controlar a juventude aplicando neles uma perigosa droga. Um dos livros de maior destaque na bibliografia de Pedro Bandeira é leitura obrigatória para todos os jovens, pois desenvolve a criatividade e o olhar investigativo para o mundo a sua volta.

 

O fantástico mistério de Feiurinha, de Pedro Bandeira
Editora Moderna, 2009

“E viveram felizes para sempre” é dessa forma que todos os contos de fada terminam. Em “O fantástico mistério de Feiurinha”, Pedro Bandeira vem nos contar o que acontece depois que príncipes e princesas se casam, o que vem após o felizes para sempre. Outro ponto levantado pelo autor nesse livro é a importância de se registrar por escrito as histórias da tradição oral, pois uma hora ou outra elas podem deixar de existir como aconteceu com a Feiurinha.

 

Cavalgando o arco-íris, de Pedro Bandeira
Editora Moderna, 2010

Quem disse que Pedro Bandeira só escreve narrativa? No livro “Cavalgando o arco-íris”, o autor nos mostra outro lado ao compor poemas divertidos sobre situações comuns do cotidiano. Nesse livro, as crianças poderão encontrar versos que falem sobre suas experiências, esperanças e alegrias. Como os primeiros namoros, a escolha do seu nome, o medo do escuro e as briguinhas com o irmão mais novo.

 

O dinossauro que fazia au-au, de Pedro Bandeira
Editora Moderna, 2014

Galileu encontrou um dinossauro de verdade, mansinho logo aprendeu a fazer au-au. Mas a questão toda é como fazer os adultos acreditarem e aceitarem seu dinossauro? Afinal, eles desapareceram a milhões de anos. Será que os artistas do Grande Circo Maxambomba poderão ajudá-lo? Uma história com muita aventura e a primeira publicada em formato de livro por Pedro Bandeira.

 

Malasaventuras, de Pedro Bandeira
Editora Moderna, 2011

Pedro Malasartes, famoso personagem folclórico, aparece em seis histórias contadas por Pedro Bandeira nesse livro que arranca risos e mais risos. Imaginem uma panela que cozinha sem fogo, um passarinho que se transforma em esterco ou urubu que adivinha. Por meio de suas invencionices, Pedro Malasartes vinga injustiças com truques e armadilhas hilárias. Pedro Bandeira produz um verdadeiro clássico do humor brasileiro ao narrar às peripécias do caipira esperto.

 

O mistério da fábrica de livros, de Pedro Bandeira
Editora Moderna, 2003

O livro traz o enlace de dois enredos, o primeiro é o fascinante processo de produção de um livro e o segundo os conflitos do primeiro amor de uma menina. Laurinha vê desfazer-se seu primeiro namoro e junto com ele o Eucalipto que guardava a marca de um coração entalhado. Uma história emocionante e que mostra que o único espaço destinado a eternizar as histórias de amor são as páginas de um livro.

 

Fábulas palpitadas, de Pedro Bandeira
Editora Moderna, 2007

O livro reúne as mais conhecidas fábulas escritas pelo grego Esopo, mas de um jeito diferente, pois foram contadas e palpitadas por Pedro Bandeira de forma irreverente e leve, típicas dele. Hoje, repensando a moral contida nessas fábulas, descobre que continuam atuais como se tivessem sido escritas ontem, isso porque por mais que a sociedade avance  as emoções e sentimentos humanos permanecem os mesmos.

 

Papo de sapato, de Pedro Bandeira e Ziraldo
Editora Melhoramentos, 2009

Já parou para pensar se o seu sapato falasse? Imagine o que aconteceria se eles pudessem nos contar histórias com o seu ponto de vista? O que será que uma chuteira, uma bota militar, uma sapatilha de bailarina ou um sapatinho de bebê teria para nos contar? Nesse livro com a parceria de dois grandes autores nacionais, Pedro Bandeira e Ziraldo,  se recebe uma grande lição de cidadania.

Veja também:

– Livro Aberto: Pedro Bandeira, o “Kara” da literatura infantojuvenil
– Ziraldo, Pedro Bandeira e Eva Furnari para celebrar o Dia das Crianças
– Ziraldo conta história de meninos de rua em novo livro

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 4 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 4 semanas
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.