Para demonstrar o princípio da fotografia, NET Comunidade cria uma grande câmera escura
A oficina, realizada em campinas, teve como base a invenção da fotografia no início do século XIX
AutorNET Educação
CategoriasNotícias
Publicado em3 de maio de 2012
Para resgatar a base da fotografia, os educadores do NET Comunidade Campinas (SP), Eliabe dos Santos e Marcos Chabes, montaram de forma lúdica o funcionamento de uma câmera escura, tipo de aparelho óptico que esteve na invenção da foto no início do século XIX.
Durante uma oficina do Módulo de Fotografia do curso Repórter Comunidade –formação anual onde os participantes experimentam as linguagens da Fotografia, do Jornalismo e do Vídeo –, os educadores transformaram uma sala do projeto em uma grande câmera escura, repetindo, em escala maior, a experiência que deu origem ao princípio da tecnologia fotográfica, aquela em que uma imagem exterior é projetada invertida na superfície interna de uma caixa fechada, por meio da luz que penetra seu interior.
o princípio de uma câmera escura
Os educadores escureceram a sala com tecido preto, no qual fizeram um pequeno furo, deixando que a luz do sol projetasse na parede interna a imagem da rua. A sensação de estar “dentro” de uma “câmera fotográfica” surpreendeu educandos como Amanda, que ficou sem palavras, “Nossa, aí eu vi a casa [projetada na parede]. Estava vermelha, e falei… [silêncio] Não falei nada!”.
O Repórter Comunidade é gratuito e destinado para jovens de 14 a 24 anos, onde eles aprendem a fazer comunicação durante o ano inteiro.
A turma dentro da câmera, com a paisagem refletida, invertida, na parede