Amanhã, dia 28 de abril, é comemorado o Dia da Educação. Para celebrar a data e fortalecer o compromisso com a educação brasileira, a NET finalizou a sua primeira campanha de Voluntariado de 2012, intitulada Dia da Educação. A ação envolveu colaboradores da companhia na doação de livros e CDs infantis – novos e usados – para serem encaminhados posteriormente a instituições de caráter educacional; também possibilitou a participação de um grupo de voluntários da empresa junto aos jovens assistidos, com o intuito de resgatar brincadeiras antigas e assim promover a ampliação de repertório cultural.

Apesar de a educação ter melhorado no país, o Brasil ainda está longe de atingir uma qualidade satisfatória no ensino. A falta de senso de pertencimento com a escola faz com que estudantes desistam das salas de aula. Cerca de 40% abandonam a escola por desinteresse, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Por isso, a campanha firma o compromisso da NET com o aprendizado ao trazer um pouco de imaginação ao mundo das crianças e adolescentes por meio da leitura e do áudio.

Ao Voluntariado somam-se outros programas e ações direcionados à educação, e mantidos pela área de Responsabilidade Social da companhia que tem como missão “Conectar Pessoas para um Mundo Melhor”. Um deles é próprio NET Educação, portal gratuito, que oferece conteúdos especializados a professores, alunos, comunidades escolares e famílias.

Também é destaque a frente Projetos Incentivados que possibilita, via leis de incentivo, a execução de projetos culturais. Atualmente, estão em andamento os projetos: Kinoforum, que prevê a realização de oficinas de sensibilização ao audiovisual, Aldeias Sonoras, série de programas de rádio sobre cultura indígena, Confissões X, Y, Z, webséries que retratam as diferenças entre as gerações, e Le Plat Du Jour, projeto que prevê apresentação de 52 peças teatrais em 11 municípios do Estado de São Paulo.

Por fim, o NET Comunidade, espaço que possibilita às comunidades do bairro do Cambuci, em São Paulo, e da Vila União, em Campinas, oficinas de educomunicação visando a disseminação da comunicação comunitária e o protagonismo dos cidadãos em suas comunidades.

 

Talvez Você Também Goste

Notícias

Conheça 4 livros que ajudam a ensinar a capoeira como patrimônio afro-brasileiro

Prática surgiu das vivências de africanos escravizados e enfrentou criminalizações até seu reconhecimento

há 6 dias
Notícias

Veja 4 livros para explorar com os alunos a relação entre arte e comida

Obras revelam como o alimento pode inspirar processos criativos em diferentes linguagens

há 2 semanas
Notícias

Veja 8 materiais para conhecer o movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos

Mapas, reportagens e artigos apresentam acontecimentos e líderes que transformaram a história da igualdade racial

há 3 semanas
Notícias

Ensino inclusivo de geografia: 4 conteúdos para criar cartografia tátil

Mapas adaptados permitem ensinar espaço geográfico a alunos cegos e com baixa visão

há 1 mês

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.