O projeto Literatura Espalhada, coordenado pela doutora e docente da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp-SP), Eliana Asche Cintra Ferreira, iniciou em 2008 e realizará sua 7ª edição nesta segunda-feira (29/10), em comemoração ao Dia Nacional do Livro.
O projeto tem o objetivo de mostrar a importância da leitura com a distribuição gratuita de livros, espalhando a literatura entre a população que não tem acesso de forma mais frequente. “Essa ação cultural pretende despertar o gosto pela leitura, possibilitando a ampliação do conhecimento”, explica Eliana.
A captação das doações foi realizada pela Fesp-SP, em parceria com escolas da cidade de São Paulo. A cada ano, o número de livros doados tem aumentado. Na primeira edição, foram 300 livros e a expectativa é distribuir mil livros nesta segunda.
O projeto é uma iniciativa dos alunos do curso de Literatura e Redação que durante uma aula tiveram a ideia de distribuir o conteúdo que adquiriam em sala de aula para a população. Segundo Eliana, além de estarem envolvidos com a captação dos livros, os alunos limpam, carimbam e tem a satisfação em distribuí-los para a comunidade.
A distribuição será realizada na região central da cidade de São Paulo em dois turnos, no final da manhã e no início da noite.
*Com informações da Agência Fesp-SP