Por Marcos L. Chabes*
“Sejam bem-vindos! Obrigado pela presença!”. Esta é a forma acolhedora com a qual temos sido recebidos nas escolas da região da Vila União, em Campinas (SP), onde o NET Comunidade Campinas está localizado. Após o período das férias de julho, nossa equipe entrou em contato com a coordenação de algumas escolas e, no intervalo de aproximadamente uma semana, participamos de encontros pedagógicos em quatro escolas públicas diferentes. Nessas reuniões, apresentamos o trabalho desenvolvido no NET Comunidade e nos colocamos à disposição para realizarmos trocas.
Aberto o diálogo, ideias começaram a brotar e chegou então a nossa vez de acolhê-los em nosso espaço: “Sejam bem-vindos! Obrigado pela presença!”.
Os resultados das parcerias firmadas começaram a aparecer logo. Em pouco mais de duas semanas, recebemos sete grupos escolares para atividades como sessões de cinema ou reuniões pedagógicas.
Professoras e monitoras do Cemei Caic Vaz participaram
da Oficina de Vídeo de Bolso
No final de agosto, o NET Comunidade Campinas iniciou a Oficina Modular de Vídeo de Bolso, dirigida às professoras e monitoras do Cemei Caic Professor Zeferino Vaz, uma ideia sugerida pela própria equipe pedagógica da escola.
A modular tem ocorrido em cinco encontros semanais, e um dos objetivos é o de abordar produção de vídeos a partir de ferramentas alternativas, como celulares, webcams, tablets e câmeras fotográficas digitais. Também, trabalhar o olhar reflexivo para a escola e para a educação por meio das mídias e linguagens audiovisuais são focos das oficinas.
Professores das escolas parceiras em atividades no espaço
Em outubro, será a vez de atender os professores e estudantes da Escola Estadual Escritora Rachel de Queiroz, que poderão participar da Oficina Modular de Grafite oferecida no NET Comunidade em quatro encontros semanais. A proposta surgiu a partir de um trabalho da professora de artes da escola, Neiva Machado, e prevê que nos meses seguintes os alunos participantes multipliquem a experiência da arte urbana e do grafite no ambiente escolar, por meio da pintura de painéis em muros e paredes da escola e da reflexão feita com os participantes sobre a questão do grafite versus pichação nos espaços públicos.
Essas são algumas atividades que estão acontecendo e outras já estão sendo estruturadas. Além delas, o que mais poderíamos pensar em parceria com as escolas? É o que pretendemos descobrir e construir conjuntamente com os parceiros em um processo dialogado de articulação.
*Marcos L. Chabes é educador do projeto NET Comunidade