O Museu da Língua Portuguesa inaugurou nesta segunda (27/01) a Sala Futura Luz, uma midiateca com um espaço dedicado à população e às organizações do entorno, dos bairros da Luz e do Bom Retiro, onde serão realizadas atividades culturais e educativas baseadas nos acervos do Canal e do museu. O funcionamento será de terça-feira a sábado, das 12h às 18h.
A Sala Futura Luz, sediada junto à plataforma de trem da Estação da Luz e na área administrativa do Museu, chega para reforçar a missão presente no DNA das instituições parceiras: a inclusão social por meio do conhecimento. “O material audiovisual será usado em atividades com o público do entorno. O intuito é que a Sala dialogue sempre com o patrimônio do museu e com as exposições temporárias e itinerantes. Além do foco em língua portuguesa e cultura brasileira, vamos trabalhar com temas relacionados à cidadania. A questão da luta por moradia, o consumo de drogas e a exploração sexual, por exemplo, são assuntos de grande relevância para a região”, argumenta a coordenadora do núcleo de Articulação e Mobilização Comunitária do Futura, Priscila Pereira.
Sala Futura Luz (por Fernanda Amaral)
Para o diretor do MLP, Antonio Carlos Sartini, o objetivo da Sala é criar laços com o entorno, levando conhecimento às pessoas de maneira agradável e acessível. “Desde a inauguração do Museu, nos esforçamos para formar redes com a população ao redor. A implementação da Sala Futura vem coroar todo esse trabalho. A midiateca será uma ação permanente que vai oferecer à população uma amplitude de saberes a partir do acervo do museu e do Canal”, afirma Sartini.