O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), disponibilizou gratuitamente um manual de orientação para a aplicação de questionários que avaliam o clima escolar. Baseado em questionários usados em outros países, a publicação é uma versão adaptada à realidade das escolas brasileiras (a partir do 7º ano), destinado a orientar pesquisadores da área a realizar investigações para avaliar o clima escolar e guiar o planejamento de intervenções visando a sua melhoria.

“Compreendemos o clima escolar como o conjunto de percepções e expectativas compartilhadas pelos integrantes da comunidade escolar, decorrente das experiências vividas nesse contexto, com relação aos seguintes fatores inter-relacionados: normas, objetivos, valores, relações humanas, organização e estruturas física, pedagógica e administrativa”, explica a doutora na área de psicologia, desenvolvimento humano e educação, Telma Vinha.

“O clima corresponde às percepções dos docentes, discentes, equipe gestora, funcionários e famílias. São avaliações subjetivas e se referem à atmosfera psicossocial de uma escola, sendo que cada uma possui o seu clima próprio. Por sua vez, o clima influencia a dinâmica escolar e é influenciado por ela, interferindo na qualidade de vida e no processo de ensino e de aprendizagem”, complementa Vinha, que é uma das autoras da publicação.

Segundo a educadora, um clima negativo pode estimular o aparecimento de problemas comportamentais, aumento do estresse, conflitos, vandalismo, furtos e outros. “Já o clima escolar positivo exerce forte influência sobre a motivação para aprender; atenua o impacto negativo do contexto socioeconômico sobre o sucesso acadêmico; age como um fator protetor para a aprendizagem e desenvolvimento de uma vida positiva em jovens e contribui para o desenvolvimento emocional e social dos alunos e para o bem-estar dos estudantes e professores”, lista.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 1 dia
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 2 dias
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 4 semanas
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 1 mês

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.