O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), disponibilizou gratuitamente um manual de orientação para a aplicação de questionários que avaliam o clima escolar. Baseado em questionários usados em outros países, a publicação é uma versão adaptada à realidade das escolas brasileiras (a partir do 7º ano), destinado a orientar pesquisadores da área a realizar investigações para avaliar o clima escolar e guiar o planejamento de intervenções visando a sua melhoria.
“Compreendemos o clima escolar como o conjunto de percepções e expectativas compartilhadas pelos integrantes da comunidade escolar, decorrente das experiências vividas nesse contexto, com relação aos seguintes fatores inter-relacionados: normas, objetivos, valores, relações humanas, organização e estruturas física, pedagógica e administrativa”, explica a doutora na área de psicologia, desenvolvimento humano e educação, Telma Vinha.
“O clima corresponde às percepções dos docentes, discentes, equipe gestora, funcionários e famílias. São avaliações subjetivas e se referem à atmosfera psicossocial de uma escola, sendo que cada uma possui o seu clima próprio. Por sua vez, o clima influencia a dinâmica escolar e é influenciado por ela, interferindo na qualidade de vida e no processo de ensino e de aprendizagem”, complementa Vinha, que é uma das autoras da publicação.
Segundo a educadora, um clima negativo pode estimular o aparecimento de problemas comportamentais, aumento do estresse, conflitos, vandalismo, furtos e outros. “Já o clima escolar positivo exerce forte influência sobre a motivação para aprender; atenua o impacto negativo do contexto socioeconômico sobre o sucesso acadêmico; age como um fator protetor para a aprendizagem e desenvolvimento de uma vida positiva em jovens e contribui para o desenvolvimento emocional e social dos alunos e para o bem-estar dos estudantes e professores”, lista.