Sarah Fernandes
Imagine um jogo de perguntas e repostas em que estudantes de todo o Brasil possam testar seus conhecimentos, compartilhar aprendizagens e ainda ajudar suas escolas a mapear as disciplinas que geram mais dificuldade entre as turmas. Esse é o objetivo do aplicativo MapaEdu.
O app foi pensado para ser utilizado em uma plataforma móvel que pudesse ser acessada por estudantes do ensino fundamental de diversos estados. A ideia do projeto veio do aluno de engenharia elétrica do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Júlio César, de 22 anos, e dos programadores Adjamiltom Medeiros e José Raimundo. Os três formaram uma equipe e desenvolveram a parte técnica da inciativa, com assessoria da professora de química Joedna Sabino e da estudante Camilly Pontes, 16, ambas da Escola Cidadã Integral Raul Machado, de João Pessoa (PB).
No MapaEdu, os professores são os responsáveis por cadastrar questões respaldadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, por meio das respostas, o aplicativo identifica padrões de dificuldades entre os estudantes de uma mesma escola. A ideia é que estes dados sejam utilizados pela instituição de ensino para melhorar suas práticas pedagógicas justamente nas áreas em que os alunos mais precisam.
Depois da fase de testes, o projeto foi encaminhado pela escola e pelos criadores para a Maratona Unicef Samsung – uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com outras entidades e empresas para incentivar a criação de aplicativos de dispositivos móveis para escolas. Resulado: O MapaEdu foi um dos vencedores da edição 2018.
“Ele foi pensado com base na nossa geração atual, que gosta de jogos e de aprender de maneira lúdica. O principal objetivo é facilitar a formação acadêmica dos estudantes”, contou Camilly ao portal do Unicef.
Crédito da imagem: Equipe MapaEdu/reprodução site Unicef