A incerteza, o acaso, o desafio e a tensão a ser desfeita à custa dos próprios esforços, de acordo com as regras estabelecidas, são algumas das emoções que os jogos nos proporcionam. Segundo o autor do clássico “Homo Ludens: o jogo como fenômeno cultural”, Johan Huizinga, mesmo terminada, a experiência do jogo permanece em nós como a marca de uma nova criação. Se for agradável, nós vamos querer reproduzi-la. Cada vez que jogamos, ela ganha mais valor e torna-se uma espécie de tesouro a ser transmitido e experienciado. Vira tradição. Cultura, por fim.
Veja também:
– Jogos digitais educativos
– Programa NET Educação – Jogos de tabuleiro e aprendizagem
Por esses e outros motivos os jogos na web são um grande sucesso. Com as novas tecnologias, o jogar está novamente no centro das atenções, com muitas novidades e desafios. Porém os jogos tradicionais não foram esquecidos. Alguns ganharam um novo meio, o que permite a interação à distância. Selecionamos alguns deles para quem quer entrar nesse mundo ou simplesmente reviver os clássicos no mundo digital.
– Xadrez online e gratuito
Tendo seus primeiros registros no século VI, foi difundido no Ocidente no século XV, o xadrez é um belo exemplo de um jogo tradicional. Sobreviveu aos tempos, ganhou o mundo e hoje pode-se encontrá-lo na web. No JogueXadrez.há possibilidade de jogar o xadrez tradicional ou xadrez 960 online em tempo real com jogadores de todo o mundo. Além de exercitar sua mente pode jogar com pessoas que você não poderia nem imaginar!
– GO!
O GO é um jogo de tabuleiro fascinante que nasceu na China há mais de 3 mil anos. O termo significa "jogo de cercar (território)”. É reconhecido como um jogo que envolve grande capacidade estratégica. O desenvolvimento do jogo na internet aumentou muito a sua popularidade no resto do mundo. O objetivo é capturar mais territórios e prisioneiros do que seu oponente. Tradicionalmente um jogo de tabuleiro, com clubes e encontros, hoje é jogado também online.
– Dominó online!
O nome dominó tem sua origem na expressão latina Domino gratias, significando em português, “graças a Deus”. Os portugueses trouxeram esse passatempo para o Brasil no tempo da colonização. Apesar de a elite europeia ser responsável por essa “importação” divertida, foram os escravos o grupo que mais aproveitou. O dominó é um verdadeiro clássico no mundo todo. Pensando nisso, o site jogatina.com disponibiliza o jogo e também desenvolveu outras possibilidades: single player (sozinho) ou multiplayer (com pessoas) com diversas modalidades (clássico, ponta de 5 e fechado) e, ainda, três níveis de dificuldade. Quem escolhe é o jogador.
– Pac-Man ou Come-come
Há exatos 35 anos, chegava aos fliperamas do Japão, aquilo que viria a ser considerado um dos maiores clássicos dos videogames: Pac-Man. Muito conhecido também no Brasil pelo apelido de “Come-come”, o revolucionário jogo nasceu em 22 de maio de 1980. A mecânica do jogo é simples: o jogador é uma cabeça redonda com uma boca que abre e fecha, posicionado em um labirinto simples, repleto de pastilhas e quatro fantasmas que o perseguem. O objetivo é comer todas as pastilhas sem ser alcançado pelos fantasmas, em ritmo progressivo de dificuldade. Com o desenvolvimento da web, ele migrou das máquinas de fliperama para os dispositivos digitais.
– O velho Jogo da Velha
O jogo se popularizou na Inglaterra do século XIX, quando mulheres se reuniam, nos finais de tarde, para conversar e bordar. Como era jogado por mulheres inglesas idosas, quando o jogo veio para o Brasil, ficou conhecido como “da velha”. A origem do jogo é muito mais antiga, Escavações no Egito encontraram referências, elementos datados do século XIV antes de Cristo. Simples, deve ser jogado com dois participantes e tem como objetivo formar primeiro uma linha, seja ela horizontal, vertical ou diagonal. Apesar disso, também requer estratégias para vencer o adversário.
– Damas
Pinturas e tabuleiros encontrados em túmulos do antigo Egito, além de outros achados arqueológicos em diversos lugares do mundo, nos dão conta da existência de jogos bem semelhantes ao atual Jogo de Damas. No século XVI, foram editados na Espanha os primeiros livros de que se tem notícia, contendo elementos teóricos já bastante desenvolvidos. O jogo de damas, como esporte, teve seu início no Brasil entre 1935 e 1940, pelas mãos de Geraldino Izidoro. O jogo consiste de uma tabuleiro quadrado, com 64 casas, alternadamente claras e escuras, onde dois jogadores devem deslocar suas peças (12 brancas e 12 pretas), tendo como objetivo capturar ou imobilizar as peças do adversário. O jogador que conseguir comer todas as peças do inimigo ganha a partida.