Qual é a vantagem de usar jogos no ensino de matemática?
Mônica Mandaji – O uso de jogos aumenta a construção do conhecimento, introduzindo propriedades do lúdico, do prazer, da capacidade de interação. Os jogos tendem a favorecer o desenvolvimento da linguagem, criatividade e o raciocínio dedutivo. Quando falamos da matemática, as habilidades envolvidas na elaboração de uma estratégia para vencer o jogo, que vai mobilizar competências relacionadas a observar, analisar, conjecturar e verificar, compõem o raciocínio lógico diretamente ligadas ao ensino da matemática.
Os jogos podem auxiliar que tipos de atividade na educação?
Mônica – Os jogos podem auxiliar em todas as atividades, mas mais comumente são utilizados no auxílio à aprendizagem da matemática. Hoje, há muito jogos disponíveis online que seria difícil listar um. Mas pontuo o site Revista Nova Escola e do Currículo Mais.
Há dificuldades a serem enfrentadas na utilização desses jogos?
Mônica – As dificuldades podem surgir se o professor for trabalhar com jogos que estão disponíveis para serem jogados online, pois isto vai requerer uma boa conexão. Vale o professor conhecer antes a proposta do jogo e verificar se eles não possuem uma versão para ser jogada offline.
Mônica Mandaji é doutora em Educação pela PUC-SP, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e graduada em Comunicação Social pela Universidade Católica de Santos. Pesquisadora ligada à PUC, trabalhando na formação de professores de escolas públicas para o uso do laptop nas práticas pedagógicas.
O “Jogos Educativos” é um dos módulos de formação que faz parte do programa Educonex@o