A história e o cotidiano de povos indígenas pré-coloniais brasileiros é tema de um jogo virtual gratuito desenvolvido e lançado por pesquisadores da Universidade São Paulo (USP). O game “Sambaquis – Uma História Antes do Brasil” traz de forma dinâmica e divertida informações sobre arqueologia, história e biologia. Sambaquis, conhecidos também como concheiros, são sítios arqueológicos deixados pela população da costa brasileira de 8 mil anos atrás.

Geralmente, essas formações montanhosas são constituídas por ossos de peixes, pássaros e mamíferos, além de conchas de moluscos e outros materiais orgânicos. Já disponível para outras plataformas, o game ganhou agora ganhou uma versão atualizada e especial para smartphones com sistema Android.

Segundo os desenvolvedores, a proposta é que Sambaquis seja utilizado como uma ferramenta didática para o ensino fundamental. Professores podem aplicar o jogo na sala de aula e contam com apoio de um guia didático, com informações adicionais e sugestões de atividades. O jogador pode explorar o ambiente, que se passa cerca de três mil anos atrás, conversar com outros personagens e vivenciar o cotidiano do grupo indígena. A dinâmica do jogo completamente interativo parte da realização de um funeral da anciã da tribo. No YouTube, também há um vídeo explicativo sobre o game.

O projeto é fruto do trabalho de pesquisadores do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. O jogo eletrônico tem como objetivo sensibilizar o público para a preservação de sítios arqueológicos e promover a divulgação científica para além do meio acadêmico.

Veja mais:

Confira 18 games educativos que podem ser jogados online e customizados por professores e alunos

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para prevenir abuso sexual infantil

Obras de educação sexual ensinam alunos a entender toques inadequados e como dizer ‘não’

há 2 semanas
Notícias

7 séries para trabalhar conteúdos educativos com os alunos

Produções podem ser exploradas em disciplinas como história, geografia, química e língua portuguesa

há 2 semanas
Notícias

17 livros para apresentar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aos alunos

Obras ajudam a trabalhar com a classe cada uma das metas da Agenda 2030 da ONU

há 1 mês
Notícias

7 livros para apresentar a mitologia grega aos alunos

Histórias e lendas da Grécia Antiga ajudam a refletir sobre aspectos da natureza humana

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.