O Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN) lançou um jogo de tabuleiro gratuito sobre cultura indígena, aplicando partidas de mímica e tazos para divertir e também ensinar. O jogo Talin traz material para brincadeiras e é inteiramente educacional. Baseado em jogos presentes na cultura de diversos povos indígenas brasileiros, o Talin faz referência aos Dessana, Guarani, Guató, Kaingang, Kayapó, Macuxi, Munduruku, Maraguá, Omágua/Kambeba, Potiguara, SateréMawé, Tabajara, Terena, Tupinambá e Wapichana.

Para o uso correto dos jogos, há um manual de instrução em vídeo  e todo o material pode ser impresso gratuitamente. A mímica do jogo pedagógico leva 20 nomes de livros de escritores indígenas de vários estados, o que incentiva os jogadores a procurarem mais informações sobre suas histórias depois das partidas.

Além do Talin, que ilustra a literatura indígena e incentiva a leitura de autores que fogem do ensino tradicional, o COMIN também tem jogos de memória e materiais didáticos, atividades e cartilhas indicados para estudantes a partir dos 7 anos. Segundo o conselho, a temática pode ser trabalhada por docentes na educação infantil e ensinos fundamental e médio nas áreas de artes visuais, ciências, ensino religioso, geografia e história. É indicada a participação de um educador na condução das partidas, a fim de evitar estereótipos racistas.

Veja mais:

Plano de aula – Cultura indígena 

Talvez Você Também Goste

Notícias

Veja 6 vídeos sobre didática para melhorar o processo de ensino

Conteúdos permitem aperfeiçoar a prática docente e tornar a aprendizagem mais acessível e significativa

há 2 dias
Notícias

Conheça 6 livros que ajudam a descomplicar a Teoria da Evolução

Obras explicam conceitos de forma simples e com evidências científicas, servindo de apoio para o trabalho em sala de aula

há 3 semanas
Notícias

A psicologia do bullying: 6 links para se aprofundar no tema

Materiais mostram como diferentes correntes analisam o fenômeno e a relação entre agressores e vítimas

há 4 semanas
Notícias

Confira 4 livros sobre a participação feminina na Segunda Guerra

Obras retratam mulheres combatentes, espiãs e militantes na luta contra o nazifascismo

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.